Imprimir

Imprimir Notícia

23/09/15 às 09:31

Goiás: Escolas mudam a rotina para amenizar o calor em Porangatu


 
Escolas têm alterado a rotina para amenizar o calor em Porangatu, no norte de Goiás. A cidade registrou a maior temperatura durante o inverno no estado: 40°C. As medidas incluem tomar banho de mangueira, colocar baldes com água e estender toalhas molhadas nas salas de aula para aumentar a umidade.

De acordo com a diretora de uma creche do município, Ana Cristina Venturine, eles adaptaram o cardápio da merenda, trocando o lanche tradicional por frutas. "No mês de agosto e setembro a programação tem que ser assim, por que se não, não flui a aula", explica.
 
Em outra escola, a piscina de plástico fica pequena para tantos alunos. Como não cabe todo mundo, muitos brincam no chão molhado. A opção de outra unidade foi liberar as criançs antes do horário previsto.

As aulas de educação física deixaram de ser praticadas na quadra em uma escola de ensino fundamental. Elas foram transferidas para salas de aula climatizadas. "A umidade do ar está muito baixa e a temperatura muito elevada, então a gente faz alguma coisa bem mais leve", afirma a professora Valcirene Lemos.

Fora das escolas a população também sofre com as altas temperaturas, que devem permanecer nos próximos dias, segundo a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Goiás (Sectec). Para se proteger, a aposentada Adinair Gomes não sai de casa sem guarda-sol. "Onde eu saio, eu saio com ele na mão. Se sair desprevenida, vou falar para vocês, arrebenta igual a pipoca", brinca a idosa.
 
Crianças comem laranja durante o lanche em creche de Porangatu, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Crianças comem laranja durante o lanche em creche (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Imprimir