Imprimir

Imprimir Notícia

09/08/18 às 13:40

Oito candidatos vão participar de 1º debate da eleição presidencial

O primeiro debate da eleição presidencial de 2018 acontece na noite desta quinta-feira (9), em São Paulo, com a presença de oito postulantes ao Palácio do Planalto: Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Jair Bolsonaro (PSL), Henrique Meirelles (MDB), Álvaro Dias (Podemos) e Cabo Daciolo (Patriotas).

O encontro na TV Bandeirantes não vai contar com representante do PT, partido que venceu as quatro últimas eleições presidenciais.

Preso pela Lava Jato desde 7 de abril, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi confirmado no fim de semana como candidato do PT, mas ele não conseguiu até o momento autorização do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) para participar do encontro — por meio de vídeos gravados previamente ou por videoconferência. Um primeiro pedido já foi negado, mas a defesa de Lula entrou com novo recurso nesta quarta e aguarda a decisão.

Condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelo TRF4, corte de segunda instância, Lula pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ficar inelegível por 20 anos. Essa decisão, contudo, depende de julgamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

As convenções partidárias confirmaram 13 candidatos à Presidência da República — o maior número desde 1989, quando foram 22 concorrentes. Neste período, somente o PSDB e o PT disputaram todas as eleições presidenciais com candidatos próprios.

Partido com maior número de filiados (2,4 milhões), o MDB não tinha candidatura própria há quatro eleições. Depois que o ex-governador de São Paulo e ex-presidente do partido, Orestes Quércia, ficou em quarto lugar na disputa de 1994, o MDB transitou entre chapas do PSDB e do PT — legendas que monopolizaram as eleições desde aquele ano.

O primeiro turno das eleições deste ano acontece no dia 7 de outubro. Caso haja segundo turno, os eleitores voltam às urnas no dia 28 de outubro. Em 2018, os eleitores irão escolher seus representantes para deputado estadual, deputado federal, senador 1, senador 2, governador e presidente da República.
Imprimir