Imprimir

Imprimir Notícia

09/08/18 às 07:02

Senai realiza primeiro seminário de manufatura enxuta para empresas

Eliminar ou reduzir desperdícios gerados pelos mais diversos processos de uma empresa. Esse é o principal objetivo da metodologia chamada Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta, que será apresentada durante o 1º Seminário Senai de Sistemas Lean – Despertando para Melhoria Contínua. O evento ocorre nesta quinta-feira (09/08), das 18h às 22h, no auditório do Senai Várzea Grande.

O credenciamento será feito no local do evento a partir das 18h, seguido de uma apresentação sobre o Instituto Senai de Tecnologia (IST MT), que oferece diversos serviços laboratoriais e consultorias. Na sequência, ocorrem as palestras: ‘Despertando para a melhoria contínua com o Lean Manufacturing’ (19h20) e ‘Indústria 4.0 – a 4º Revolução Industrial e a Indústria Mais Avançada’ (21h). Também serão apresentados cases de sucesso em Mato Grosso e os cursos da Faculdade Senai de Tecnologia focados nos novos modelos industriais.

A filosofia da manufatura enxuta visa combater oito desperdícios: transporte, inventário, movimentação, espera, produção excessiva, processamento excessivo, defeitos e conhecimento.

Sobre o Lean

Foi criada no fim da 2ª Guerra Mundial a fim de reconstruir o Japão, que havia sido devastado. Além da demanda enorme por diversos produtos para a reconstrução do país (alimentos, materiais para construção de casas, peças de roupas), era preciso restaurar o transporte. Foi então que a Toyota resolveu criar um processo produtivo no qual não necessitava de altos estoques, que manteria um fluxo de caixa muito mais rápido e que conseguisse atender as diversas demandas, produzindo com eficiência produtos personalizados.

Em poucos anos não só a Toyota, mas também outras empresas japonesas, que aderiram ao modelo de produção enxuta, já exportavam produtos competitivos no mercado internacional.

“A manufatura enxuta está disseminada em vários segmentos pois desenvolve uma filosofia de gestão que busca a melhoria contínua e a eficiência dos processos, além de fazer com que os pedidos, que atendem as necessidades dos clientes, sejam produzidos no menor tempo possível e sem desperdícios”, explica o diretor acadêmico da Fatec Senai MT, Rubens de Oliveira.

Segundo ele, a eficiência dos processos possibilita que as indústrias avancem mais rapidamente para a chamada quarta revolução industrial, ou indústria 4.0. “A atuação conjunta do IST e da Fatec proporcionam a implantação da gestão enxuta nas organizações e a formação de pessoas para a sustentação e manutenção da melhoria contínua”.

Inscrições pelo Site
Imprimir