Imprimir

Imprimir Notícia

07/08/18 às 15:17 | Atualizada: 07/08/18 às 15:21

Domínio paulista desafia clubes na Série A 2018

Como era o mundo em 2014? Você se lembra? O Brasil tomou o 7 a 1 da Alemanha em pleno Mineirão na semifinal da Copa do Mundo, Dilma Rousseff era reeleita presidente do Brasil, Guardiões da Galáxia estreava nos cinemas e o WhatsApp ganhava mais intensidade nos aparelhos dos brasileiros. É, se passaram quatro anos.

Naquele ano, o Cruzeiro foi campeão brasileiro. Este foi o último título nacional de um clube fora de São Paulo. A partir de então, o futebol paulista domina a era de pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Desde que foi implantado o sistema, em 2003, os times do maior estado do Brasil já venceram nove vezes, incluindo as três últimas edições: 2015 e 2017, Corinthians e 2016, Palmeiras.
E por falar no Timão, o time do Parque São Jorge é o maior vencedor com quatro títulos conquistados. Domínio que vem incomodando os demais clubes do Brasil. O futebol carioca, por exemplo, não conquista um Brasileirão desde 2012, quando o Fluminense se sagrou campeão.

Mas afinal, por que o futebol paulista domina a Série A do Brasileiro?
São Paulo é o centro empresarial do país. E no estado que estão as principais empresas do Brasil.  O investimento pesado acontece lá, incluindo no futebol. Os melhores jogadores também buscam os clubes paulistas para jogar.

O dinheiro movimenta muito o futebol e empresas investem no esporte para gerar lucros. Isso também fortalece o campeonato estadual, um dos maiores do país. Todo jogador quer atuar no Campeonato Paulista. Com dinheiro, é possível também importar craques de outros estados e países, o que fortalece ainda mais os clubes paulistas.

Outro dado interessante é que três dos atletas em atividade no país convocados pelo técnico Tite na última Copa do Mundo, dois atuam no futebol paulista, pelo Corinthians (Cássio e Fágner).

O futebol paulista também tem um dos clubes mais ricos do Brasil, o Palmeiras. O clube faturou R$ 531 milhões no ano passado, o segundo maior faturamento do país, abaixo apenas do Flamengo. A relação dívida-receita hoje faz com que o Palmeiras possa ser considerado o clube mais rico do Brasil com apenas 92 milhões financiados.

Flamengo, o resistente
O Flamengo parece que está disposto a quebrar a hegemonia do futebol paulista no Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro lidera a competição desde a parada da Copa do Mundo e parece estar disposto a brigar de frente com os adversários na luta pelo título.

O time do Rio de Janeiro vem para conquistar o título que não acontece desde 2009. Para isso, manteve a base do ano passado com Diego, Guerrero e Lucas Paquetá e trouxe peças importantes como o de Fernando Uribe. Além disso, o Rubro-negro ainda efetivou Maurício Barbieri como novo treinador. E você? Acha que o Mengão resiste? Faça suas apostas e não deixe de aproveitar o bônus Bumbet.

Na cola do Flamengo está o São Paulo. Para manter a hegemonia paulista e buscar seu quarto título neste período de pontos corridos, o São Paulo se reestruturou para buscar o título brasileiro. Depois do fracasso na temporada passada, o clube do Morumbi apostou no trabalho de Aguirre para voltar a figurar entre os melhores do país. Peças importantes também foram contratadas como o meia Nenê e o atacante Diego Souza. O trabalho vem dando certo. O Tricolor está entre os dez melhores da competição desde o início e é um dos favoritos ao título.

Os últimos campeões também estão na briga direta pelo título. Palmeiras e Corinthians perderam vários jogadores durante a parada da Copa do Mundo, mas parece que não sentiram a ausência dentro de campo. Os times estão entre os 10 melhores da competição e apresentam um grupo forte para a sequência da competição.

No Corinthians, o destaque fica por conta do técnico Osmar Loss, que depois de muita pressão por resultados, conseguiu implantar seu estilo de jogo na equipe e os resultados vem aparecendo. Um dos jogos de destaque foi a goleada de 4 a 1 sobre o Vasco em pleno São Januário, em partida ainda válida pelo turno. O destaque do jogo foi o paraguaio Romero, com três gols. Falando no atacante, o jogador começou a se destacar após a saída de Rodriguinho para o Pyramids, do Egito.

No Palestra Itália, o objetivo é acreditar no trabalho de um velho conhecido. Depois de resultados inesperados, o Verdão resolveu trocar de treinador e apostará em Luiz Felipe Scolari para voltar a vencer um Brasileirão. Esta é a terceira passagem de Felipão no Alviverde. No clube, o treinador conquistou a Copa do Brasil de 1998 e 2012 e a Copa Libertadores de 1999. O time também possui excelentes talentos individuais como os dos atacantes Willian Bigode, Borja e Dudu e do zagueiro Edu Dracena.
Imprimir