Imprimir

Imprimir Notícia

21/09/15 às 22:53

Conheça os cuidados necessários para praticar corrida

Especialistas já comprovaram que a prática de exercícios físicos pode melhorar a saúde e prevenir doenças. Por ser mais simples e não exigir grandes conhecimentos específicos, a corrida é a opção de muitas pessoas que querem ter uma vida mais saudável. Porém, a maioria adere à prática sem orientação de um médico ou de algum especialista na área, o que aumenta as chances de sofrer algum tipo de lesão.
 
Para evitar problemas na hora de praticar corrida, separamos algumas dicas e cuidados essenciais para esse esporte. Confira!
 
Para começar
Antes do treino, é importante procurar um médico para realizar um check-up. Após os resultados dos exames, é possível verificar se o paciente pode realizar este tipo de exercício e, se houver, quais são os cuidados para uma prática mais saudável.
 
Quem levou uma vida mais sedentária por bastante tempo deve ter esta preocupação redobrada, para que não haja nenhuma lesão grave em função da atividade.
 
Vestimenta
Utilize roupas leves e com tecidos que permitam maior respiração, evitando o incômodo causado pela transpiração. A mesma dica serve para a escolha das meias que serão utilizadas durante o exercício.
 
O mais importante é o calçado. Opte por modelos de tênis de corrida que ofereçam proteção e tecnologias especiais para atender as necessidades do seu corpo. Na hora de comprar, escolha um tênis confortável e com amortecimento.
 
Aquecer e alongar
Para prevenir que o corpo sofra lesões, o aquecimento e o alongamento de músculos e articulações é muito importante. Ele deve ser feito antes de iniciar quaisquer tipos de atividades físicas, sendo uma caminhada leve uma dica interessante para começar a trabalhar o corpo.
 
O pós-treino também é fundamental para a saúde. Não pause a atividade bruscamente: vá reduzindo a velocidade e caminhe até parar. Depois disso, a dica é investir no alongamento novamente.
 
Alimentação
Invista em uma alimentação que ajude a queimar calorias e a repor vitaminas e minerais. Os carboidratos, por exemplo, são fontes de energia, mas não devem ser ingeridos em exagero. Além disso, uma fruta que não pode ficar de fora da sua alimentação é a banana, pois é rica em potássio e evita as câimbras.
 
Pausa
Um bom intervalo entre um treino e outro é fundamental para obter bons resultados. A pausa ajuda o corpo a se recuperar do esforço feito durante a prática; por isso, tenha uma boa noite de sono e não faça mais exercícios do que o recomendado.
 
É preciso também respeitar os limites do seu corpo, principalmente os iniciantes. Nesse caso, o recomendável é correr três vezes por semana, por cerca de uma hora.
Imprimir