Imprimir

Imprimir Notícia

27/07/18 às 11:37

Dia dos Pais: comércio eletrônico espera faturar 8% a mais que no ano passado

O calendário do e-commerce possui diversas datas comemorativas nas quais o setor tem um bom retorno financeiro. Uma delas é o Dia dos Pais, comemorado neste ano em 12 de agosto. De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), para este ano a expectativa é de que a data tenha um crescimento de 8% no faturamento do comércio eletrônico em relação a 2017, com uma renda total de R$ 2,2 bilhões.

Assim como no Dia das Mães, nessa data os filhos também procuram presentes especiais. Diversas categorias de produtos entram nessa lista, como moda e acessórios, livros, celulares, eletrodomésticos, cosméticos e perfumaria. Em 2017, os campeões de vendas no e-commerce durante a data foram os celulares e smartphones, seguidos por aparelhos de TV, tênis, relógios de pulso e vinhos, de acordo com dados da consultoria Ebit.

Para este ano, segundo a ABComm, As principais categorias de produtos a serem buscados na data serão informática, celulares, eletrônicos, materiais esportivos, moda e acessórios. O levantamento ainda prevê 6,8 milhões de pedidos entre 16 de julho a 4 de agosto, com um ticket médio de R$ 329.

 Um estudo divulgado pelo buscador Google indica que durante a segunda semana de julho há um crescimento de aproximadamente 3% na busca por produtos como eletro, móveis e smartphones. No final do mês, há um aumento da procura por calçados, relógios e bolsas, enquanto no começo de agosto a procura maior é por calçados esportivos e smartphones.

O e-commerce é uma alternativa para muitos consumidores por causa da comodidade de comprar os produtos de qualquer lugar, sem precisar enfrentar as longas filas que se formam nessas datas em shoppings e lojas físicas. Por vezes, as lojas virtuais também oferecem maiores descontos.

 Débora Ramos, 30 anos, está pesquisando desde já o presente para o pai e já optou por fazer a compra online. "Um tênis Asics masculino no shopping está R$ 25 mais caro do que na loja virtual”, relata.
 
Crescimento em 2017
 
 Não é a primeira vez que a data comemorativa apresenta aumento de faturamento no e-commerce. De acordo com a Ebit, no ano passado o setor faturou R$ 1,94 bilhão no período, o que representou 10,1% a mais do que em 2016. A previsão da empresa é ainda mais otimista do que a feita pela ABComm.

A expectativa da Ebit é de que o setor apresente aumento de 12% no faturamento no Dia dos Pais em relação a 2017. O ticket médio também deve ter uma alta de 9%, superando os R$ 462 do ano passado.
Imprimir