Imprimir

Imprimir Notícia

20/07/18 às 18:22

Baiano e produtores se mobilizam sobre criação de unidade em Cocalinho

Um grupo de empresários e produtores rurais de Cocalinho, com a presença da prefeita Dalva Peres se reuniram nesta quinta-feira, 20.07, com a secretária-adjunta de Informações Socioeconômicas, Geográficas e de Indicadores da SEPLAN, Elaine Corsini para tratar sobre a proposta de implantação de uma unidade de conservação na região Araguaia. O espaço deve absorver boa parte do município de Cocalinho, e o desencontro de informações sobre os limites desta nova área e as possíveis restrições para a exploração econômica local tem causado certo temor entre os produtores.     
 
O tema também causou apreensão ao deputado Estadual Baiano Filho que tem mantido conversas com a equipe técnica da SEPLAN a fim de dirimir dúvidas e auxiliar na orientação dos produtores. Na ultima semana, Baiano chegou a se reunir com a secretária-adjunta a fim de entender o intuito do Estado com a criação da nova área e as limitações que poderiam ser impostas à pecuária e a extração de calcário, principais atividades econômicas do município.
 
Segundo Corsini, o governo trabalha para a implantação de 10 novas unidades de conservação, localizadas em praticamente todas as regiões do Estado. A definição do melhor plano de manejo ainda está sendo formatada pela Comissão Estadual de Zoneamento, que levará em conta o levantamento socioeconômico realizado segundo a aptidão produtiva de cada região. O objetivo do governo é respeitar as atividades já exploradas, com a proposta de conjugar a abertura de novas práticas econômicas aliadas à preservação ambiental. Entre as atividades que devem ser estimuladas pelo Estado está a exploração do turismo sustentável.
 
Um longo caminho ainda será percorrido até a aprovação final do zoneamento. Concluído o mapeamento das informações socioeconômicas de cada região, os técnicos da SEPLAN irão percorrer as áreas in loco para catalogação dos dados. Feito isso, o Estado promoverá consultas públicas à população onde serão anexos novos dados para conclusão do texto final e encaminhamento para aprovação na Assembleia Legislativa.   
 
Baiano se comprometeu em analisar junto aos produtores e a prefeita Dalva Peres o melhor período para a visita técnica da SEPLAN ao município.
Imprimir