Imprimir

Imprimir Notícia

04/06/18 às 12:07

Sindmat oferece Avaliação Veicular Ambiental gratuita a transportadoras

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Mato Grosso (Sindmat) oferece, gratuitamente, Avaliação Veicular Ambiental para veículos das empresas associadas à entidade. Se aprovado na inspeção, o veículo recebe o selo verde e o certificado da aferição com validade em todo território nacional.
 
Trata-se do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, criado há 11 anos por uma ação conjunta da Confederação Nacional do Transporte - CNT, do Serviço Social do Transporte - SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SENAT.
 
No momento em que o mundo busca alternativas sustentáveis de crescimento, o transporte, atividade fundamental para o desenvolvimento do Brasil, assume sua responsabilidade em favor da qualidade de vida e do meio ambiente.
 
Para aprimorar sua atuação ambiental e também cuidar da saúde dos seus trabalhadores e familiares, o setor transportador conta com o auxílio do Despoluir, explica o presidente do Sindmat, Eleus Amorim.
 
A inspeção, explica o técnico Marcos Costa, é realizada com o uso de um opacímetro, equipamento que analisa a fumaça emitida pelos motores dos caminhões, e podem ser agendadas gratuitamente, bastando o associado entrar em contato com o sindicato pelos telefones (65) 3027-6638 / (65) 3027-4496 / (65) 3027-5823. Se reprovado, o transportador é notificado a tomar as providências cabíveis. Se reprovado, o transportador é notificado a tomar as providências cabíveis.
 
“O controle de emissão de poluentes pode gerar economia porque reduz o consumo de óleo diesel, que compõe até 50% do custo do transporte”, explica Marcos Costa.
 
O Despoluir se consolida como grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos.
 
Nesse processo, o trabalhador do setor é a peça fundamental, tornando-se um disseminador de boas práticas socioambientais. Com o Programa, a CNT, o SEST e o SENAT e o Sindmat estimulam e defendem um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios não só para os seus trabalhadores, mas também para toda a sociedade.
 
Uma das ações do Despoluir de maior destaque é a Avaliação Veicular Ambiental. Com o propósito de melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis, essa linha de ação já atendeu cerca de 44 mil transportadores e realizou mais de 2,2 milhões de avaliações veiculares.
 
Além de contribuírem para o desenvolvimento sustentável, as atividades do Despoluir também colaboram para a redução de custos de empresas, caminhoneiros autônomos e taxistas, com a adoção de procedimentos mais limpos.
 
Com o Despoluir, os transportadores assumem seu papel na construção de um mundo ambientalmente mais equilibrado.
 
Dia Mundial
 
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.
 
Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
 
Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.
Imprimir