Imprimir

Imprimir Notícia

16/05/18 às 16:34 | Atualizada: 16/05/18 às 16:40

4 exercícios que ajudam a aliviar os sintomas da fascite plantar

Dores nas solas dos pés podem indicar a presença da fascite plantar, doença inflamatória que atinge a fáscia plantar, membrana que recobre a musculatura da sola do pé. A fáscia é constituída por tecido conjuntivo fibroso, e reveste desde o osso calcâneo até a base dos dedos, e auxilia na manutenção firme da curvatura do pé, amortecendo e distribuindo o impacto.

A fascite não deve ser confundida com o esporão de calcâneo. Apesar de serem desencadeadas por causas similares e por terem sintomas por vezes parecidos, são doenças diferentes e que requerem tratamentos distintos. No entanto, o esporão pode ser causa da inflamação da fáscia.

Tratando a fascite e aliviando os sintomas

A fascite costuma se manifestar, sobretudo, em pacientes com mais de 40 anos de idade, tanto homens quanto mulheres. Atinge principalmente indivíduos com sobrepeso, atletas de esportes de alto impacto - como corredores e ginastas, bailarinos, pessoas com pouca curvatura nos pés - os chamados “pés chatos”, e mulheres que utilizam saltos altos com frequência.

A causa exata da fascite plantar ainda não é conhecida, mas sabe-se que é provocada pela repetição de microtraumatismos na estrutura plantar e estiramento excessivo da membrana. O sintoma mais característico é a dor intensa debaixo do pé, na área próxima ao calcanhar, e que é mais forte no período da manhã mas vai aliviando com o movimento. A dor também pode surgir em outros locais da membrana, sobretudo após longos períodos em pé. Inchaço e vermelhidão também podem ocorrer.
O tratamento visa reduzir a dor e os demais incômodos. Podem ser utilizados medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia, aplicação de gelo local e repouso. Existem também alguns exercícios fáceis e simples, realizados em casa, podem ser muito úteis no alívio das dores. Confira!
Imprimir