Imprimir

Imprimir Notícia

15/05/18 às 13:55

Enem 2018: 87% se beneficiarão com a isenção da taxa de inscrição

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aprovou 87% dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Isso corresponde a 3.318.149 pessoas. Mais de 500 mil tiveram os pedidos de solicitação negados e podem apresentar recurso até o dia 29 de abril. O período para fazer o pedido de isenção foi entre os dias 2 e 15 de abril.

                        Mais de 2 milhões de pedidos aprovados foram para pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em instituições  privadas de ensino, além de ter renda familiar menor do que um salário mínimo e meio. Estudantes que fizeram a última série do Ensino Médio em escola pública somaram 956 mil pedidos aceitos. Outras 269 mil isenções foram para candidatos em vulnerabilidade econômica e 3,2 mil para aqueles que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2017. Para conferir a sua situação, bem como enviar recurso caso não tenha sido aprovado, acesse a página do participante e informe seu CPF e sua senha. O resultado será divulgado no dia 5 de maio. Se o candidato não for aceito, terá que pagar a taxa de inscrição de R$ 82.

                        Os candidatos que tiveram isenção no ano passado e não compareceram aos dois dias de prova precisam justificar a ausência com documentos para não precisar pagar a taxa de inscrição neste ano. Só 8.486 das 208.588 pessoas que entraram no site para justificar a ausência tinham documentos comprobatórios. Dessas, 4.141 foram reprovadas.
 
Inscrições
 
                        O fato do pedido de isenção de taxa ser aprovado não inscreve o estudante automaticamente no exame. Portanto, é importante destacar que todos, independentemente de ter isenção ou não, devem se inscrever no ENEM entre os dias 7 e 8 de maio para poder participar dos dois dias de provas.

                        São isentos da taxa de isenção os candidatos que preenchem algum dos seguintes requisitos:
 
                        • Estiver cursando a última série do Ensino Médio em 2018, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
                        • Tenha participado do Encceja 2017, na modalidade do Ensino Médio, na aplicação Nacional, Para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ou Exterior, e que tenha obtido proficiência que permita certificação na área de conhecimento em que se inscreveu (NOVIDADE);
                        •Tenha cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (Lei nº 12.799/2013);
                        •Declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

                        Confira o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM):

                        29 de abril – Termina o período de recursos relacionados às solicitações de isenção.
                        05 de maio – Divulgação dos resultados dos recursos relacionados às solicitações de isenção.
                        07 de maio – Começa o período de inscrição e de pagamento da taxa de inscrição.
                        18 de maio - Termina o período de inscrição e de alteração de dados cadastrais, município de provas, opção de língua estrangeira, bem como para solicitação de atendimentos e envio de laudo médico, declaração ou parecer.
                        23 de maio – Termina o período para pagamento da taxa de inscrição.
                        28 de maio – Começa a solicitação de Atendimento por Nome Social.
                        3 de junho – Termina a solicitação de Atendimento por Nome Social.
                        04 de novembro – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias.
                        11 de novembro – Aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.
 
  Imprimir