Imprimir

Imprimir Notícia

07/05/18 às 20:18

Conheça mais sobre o saboroso mundo das padarias artesanais

Tendência cada vez mais crescente - e não só nas grandes cidades, os novos modelos de padaria mantêm a tradição do pão quentinho com um toque de exclusividade. Mas o que diferencia as padarias artesanais das clássicas padarias tradicionais?

Novidades no sabor e na apresentação são diferenciais

Quando fala-se em padaria artesanal, o conceito refere-se ao cuidado especial com a massa e os ingredientes, além do respeito ao processo de fermentação natural, o que resulta em um produto com características diferenciadas. Além disso, o ambiente dessas padarias tende a ser mais acolhedor, com esse aspecto “caseiro” e aconchegante, proporcionando uma experiência durante a alimentação.
Qual é a estrutura necessária para quem pretende montar uma padaria artesanal? A estruturação é similar à de padarias comuns, e deve-se atentar a todos os detalhes, desde o gás para padaria utilizado nos fornos e chapas até os displays para apresentação de produtos.

A padaria artesanal deve também proporcionar aos clientes um espaço agradável para o consumo dos alimentos e que acolha encontros entre amigos, reuniões informais e até mesmo seja um espaço para profissionais liberais trabalharem enquanto tomam um café, por exemplo. Um espaço externo é também bastante valorizado, e deve ser levado em consideração sempre que possível.

Uma decoração em tom rústico e natural dá o toque necessário de charme. Elementos de madeira, palha e em cores mais quentes trazem essa ambientação.

Os produtos a serem vendidos devem sempre primar pela qualidade superior e pela apresentação interessante. Dos clássicos pãezinhos aos pães caseiros, das tortas doces e salgadas aos bolos, além de doces, quiches, e outras delícias, a possibilidade de incrementar o cardápio é grande, e deve fazer sentido com o gosto da clientela.

Itens como leites, queijos, sucos, iogurtes, entre outros, também podem ter esse caráter mais alternativo. Comprar produtos de pequenos fornecedores de confiança alimenta a rede de microempreendedores e oferece aos compradores produtos exclusivos.

A apresentação visual dos produtos também é muito importante. Dedique-se à identidade visual e às embalagens, que podem ter um visual mais clean e ao mesmo tempo sofisticado, utilizando material reciclável ou sustentável. Todos estes detalhes tornam única a experiência de compra em uma padaria artesanal.
Imprimir