Imprimir

Imprimir Notícia

23/03/18 às 07:48

Dia Mundial da Água - Falta de água pode atingir 28% dos pequenos negócios em Mato Grosso

Você sabia que um gotejamento simples na torneira pode gastar cerca de 45 litros de água por dia? Neste dia 22 de março, o Dia Mundial da Água é lembrado com alertas de preservação. Realidade em dezenas de capitais brasileiras, o racionamento de água altera também a rotina de empresas do país.

De acordo com a pesquisa “Uso da Água nos Pequenos Negócios”, elaborada pelo Sebrae em outubro do ano passado, com 5.867 empresários de micro e pequenas empresas de todo o país, 14% das micro e pequenas empresas mato-grossenses foram atingidas pelo desabastecimento de água e 44% adotaram alguma ação para reduzir o consumo de água. Mesmo com as chuvas que ocorrem no início do ano, 28% dos empresários mato-grossenses temem enfrentar o racionamento de água em 2018.

Em âmbito nacional, o levantamento revela que uma em cada quatro empresas pesquisadas (25%) faz tratamento da água antes mesmo de utilizá-la e 21% adotam medidas preventivas contra o desperdício de água em seus negócios. A troca de máquinas para permitir a redução do consumo é a primeira medida adotada pelos empresários.

Em 2017, os Microempreendedores Individuais (19%) foram os que mais sentiram o impacto do racionamento nos negócios. Lavanderias, lava jatos, salões de beleza, restaurantes, hotéis, padarias, são exemplos de atividades mais atingidas com a diminuição no abastecimento de água.

“Parte considerável dos pequenos negócios já estão sob o impacto da redução do abastecimento ou racionamento de água, o que inibe investimentos. O Sebrae atua fortemente junto aos pequenos negócios para minimizar esses efeitos. O nosso Centro Sebrae de Sustentabilidade disponibiliza uma série de soluções que podem ser colocados em prática pelos empresários. O tema é oportuno e indicado para a agenda empresarial, tendo em vista a realização do 8º Fórum Mundial da Água, no Brasil”, disse a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

Neste cenário, o Sebrae apresenta no 8º Fórum Mundial da Água 20 ideias e startups, por meio do ‘Camp de Ecoinovação: Desafio Água’, com soluções inovadoras e sustentáveis para o uso eficiente, reaproveitamento e reuso, redução do desperdício e poluição da água para o setor privado e público, além de todo o trabalho de consultoria e orientação já realizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, referência nacional, que está localizado em Cuiabá.

Seguem dicas para preservar a água e economizar na conta da empresa:
Lave o carro de sua empresa a seco; faça a captação e use a água da chuva para limpeza de áreas externas (não use a mangueira); oriente seus funcionários a não deixarem a torneira pingando; dê preferência a equipamentos que reduzam o consumo de água (como o aerador nas torneiras); saber ler o hidrômetro ajuda a detectar um consumo fora do normal, sinalize áreas comuns de sua empresa sobre o uso e consumo de água. 
Imprimir