Imprimir

Imprimir Notícia

14/03/18 às 23:18 | Atualizada: 15/03/18 às 11:46

Água Boa – Sítio 3 Coqueiros - Casal aposta na diversificação da produção e é receita de sucesso

O paulista Rubens Luna, 63 anos e a gaúcha Cleci Dilly, 47, apostaram na diversificação da produção e o resultado é surpreendente. O casal reside há 10 anos no sítio 3 coqueiros área de 50 ha no Assentamento Jaraguá localizado às margens da MT-240 a 40 km de Água Boa.

Segundo Rubens quando adquiriram o sitio havia comentários que era a pior terra da região, mas nos dias de hoje com 9 anos de aprendizado e conhecimento é referência em produtividade e sustentabilidade. Ele disse que começou com um pequeno confinamento de gado que serviu para estercar a terra e aí começou o primeiro bananal. “O sítio que para a criação de gado e plantio de lavoura era muito pequeno, se transformou em uma grande área sendo usado para o cultivo de frutas”.

É difícil numerar a variedade da produção, mas são verduras, legumes, ovos, carne, leite e seus derivados. Graças à irrigação e a diversificação tem colheita todos os dias. Toda produção é vendida ou é trocada na aquisição de produtos de consumo do sítio, mas na maioria o negócio é diretamente aos consumidores. O lucro é investido dando sequência a equipamentos de irrigação, abertura, plantio e cultivo de novos talões. "Agora este ano precisamos de perfurar o terceiro poço artesiano". disse animado.



O abacaxi pérola é o carro chefe da produção: “começamos com 100 mudas, hoje temos cerca de 40 mil pés em vários talões”. Rubens disse ainda que além dos frutos também comercializa o excedente de mudas.

Depois vêm bananas Maça e Japira melhoradas pela Embrapa, variedades resistentes à sigatoka-negra, sigatoka-amarela e ao mal-do-panamá. “Ganhei poucas mudinhas e fomos reproduzindo, hoje temos 600 covas em produção e 250 em crescimento”.

Na sequencia vem à produção de mandioca variedade para mesa que também são plantadas sequencialmente para ter colheita todos os dias.

Os produtores ainda pretende produzir melancia em escala comercial, mas por enquanto está em fase experimental.

Dois cavalos são fundamentais na lida do sítio um deles puxa carpideira e arado o cultivo do terreno para o plantio.

 
Do gado  de estimação além do leite in natura a Cleci faz queijos tipo minas.

Contato: Cleci Dilley pelo celular (66) 9 9923-2826.

Conheça o Sítio 3 Coqueiros através da galeria de imagens postadas abaixo captadas pela lente da repórter Shirlene Augusta:
Imprimir