Imprimir

Imprimir Notícia

10/03/18 às 08:38 | Atualizada: 10/03/18 às 16:23

Araguaia pede socorro

No entanto, essa é apenas uma das múltiplas funções desse belo rio. Os nativos já o tinham como parceiro na sua vida silvestre, como fornecedor de alimentos, de água e como via que dava mobilidade nas muitas atividades pacíficas ou mesmo nos tempos de conflitos intertribais.

Foi por ali, também, que os primeiros brancos chegaram à região central; na ocupação do território que veio a ser o Brasil. E suas funções foram se multiplicando século após século; ano após ano, em demandas que ele prontamente atende. Mas hoje, cansado e maltratado, o Araguaia pede socorro.

SOS Araguaia

Essa é a razão da existência do movimento SOS Araguaia. É um grito de alerta de um movimento; que ganha vulto em Goiás e nos outros três estados cortados por esse rio. É uma causa muito mais do que justa, é necessária e urgente, com o sentimento da denúncia e a indicação de caminhos que levem à contenção desse processo.

Em qualquer lugar que você esteja, no Brasil ou mundo afora, é possível buscar informações e participar de debates e ações coletivas. Acesse a página no Facebook SOS Araguaia.


Jaime Sautchuk, é jornalista.
Imprimir