Imprimir

Imprimir Notícia

05/03/18 às 21:50

MT Ciências realiza Etapa Cuiabá na Praça das Bandeiras

Uma exposição que traz à Capital um circuito em forma de carreta, repleta de experimentos de luzes, cores, sons, física, química, astrologia e as outras tantas vertentes da ciência. O MT Ciências realiza a etapa Cuiabá de 6 a 16 de março, na Praça das Bandeiras, no Centro Político Administrativo.  O projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secitec, atenderá escolas públicas e privadas, para os alunos de ensino fundamental e médio, além da população que poderá visitar a carreta do MT Ciências, da 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h30 – exceto no dia 06, terça-feira, que terá atendimento das 13h30 às 17h.
 
O Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso - MT Ciências, lançado em novembro de 2017, levará para todos os cantos do Estado a experimentação e o contato mais próximo com a ciência e a tecnologia.  Amplo no papel da popularização dos temas, ele se expande seu alcance à toda comunidade – pais, filhos, avós, professores e aqueles que tiverem a curiosidade e o interesse pela área.
 
Segundo a Pesquisa de Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia 2015, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apenas 12% dos brasileiros com mais de 16 anos visitam museus ou centros de ciência e tecnologia. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio explica que o projeto foi reformulado para atender todo esse público.  “O Governo do Estado traz mais esse projeto que leva ciência a todos os cantos de Mato Grosso. Inicialmente o projeto contemplava a distribuição de livros sobre ciências e, com a readequação, hoje podemos colocar a ciência à disposição de todos os públicos de Mato Grosso. São 2,1 milhões de investimentos, do Governo Federal, além da contrapartida estadual para a manutenção do projeto, com uma expectativa de atender mais de 90 mil cidadãos”, destaca Domingos Sávio.
 
A estrutura da carreta conta com uma extensão do baú e duas tendas externas armadas para abrigar o acervo de novidades. Os visitantes – estudantes, crianças, jovens e adultos terão a seu dispor experiências únicas com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmeras escuras e o modelo de olho, vórtex, globos de plasma, condução humana, observação de vegetais e detalhes de insetos, multimídias, ilusões de óptica, anamorfose, casa maquete, além do famoso um gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.
 
As turmas que visitarem a carreta, serão acompanhadas por uma equipe de oito monitores bolsistas devidamente treinados para que a experiência tenha o maior impacto possível. A superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Secitec, Lectícia Figueiredo, explica que, para as escolas, é necessário agendamento das visitas que duram em torno de 30 minutos. “Para que cada turma tenha o acompanhamento e a atenção necessária para uma experiência completa, é necessário o agendamento. Ao todo já temos mais de 18 escolas agendadas e estamos à disposição para que o Circuito alcance todos os interessados”, destacou a superintendente. O contato para agendamento deve ser feito via Secitec, pelo e-mail mtciencias@secitec.mt.gov.br.
 
  Imprimir