Imprimir

Imprimir Notícia

01/03/18 às 07:41

Rio Maria, Pará - A paixão de Roberto Paulinelli por mulas

Musa, Jóia, Clara, Famosa... O ritmo cadenciado da marcha macia, confirmada pelo conforto do cavaleiro, encanta o criador que, debruçado sobre o cercado de madeira, observa seus animais “desfilarem” na pista de areia. “As mulas são a paixão do meu pai”, entrega a filha de Roberto Paulinelli, Bruna.

Não é difícil constatar isso. O gosto pela criação de muares, herança afetiva deixada pelo pai João Paulinelli, está expresso nas palavras e, acima de tudo, no olhar carinhoso que Roberto, proprietário da Fazenda Santos Reis, em Rio Maria, PA, dedica a suas mulas marchadeiras. Com um plantel-base de 130 éguas, entre mangalarga marchador e mangalarga paulista, 20 jumentas e 200 mulas, o criador faz uma seleção criteriosa, tanto do sêmen dos jumentos quanto dos animais híbridos nascidos. “Sempre busquei produzir uma tropa marchadeira e de boa índole, que eu chamo de ‘mula de patrão’”. [A Fazenda Santos Reis é reportagem de capa da Revista DBO de fevereiro com sua intensificação que permitiu mais do que duplicar a produtividade em 4 anos.

No vídeo, Roberto explica os atributos que o animal deve possuir para merecer tal alcunha e sobre sua paixão pelas mulas. Assista: 
Imprimir