Imprimir

Imprimir Notícia

23/02/18 às 09:44

Última semana de candidatura em universidades públicas e privadas na França

Interessados em ingressar no 2° ou 3° ano da graduação e no Master na França no ano letivo 2018-2019 têm até 28 de fevereiro para enviar suas candidaturas por meio do site Campus France Brasil, a agência francesa para promoção do ensino superior. 
 
Na elaboração do seu dossiê eletrônico, os candidatos devem expor o seu percurso acadêmico e profissional anexando seus históricos escolares e curriculum vitae, além de incluir motivações, teste de proficiência e outros anexos exigidos pela universidade, com tradução juramentada. 
 
É possível incluir até sete opções de curso no mesmo dossiê. Um miniguia de candidatura, com informações detalhadas sobre o calendário e o procedimento para criar um dossiê, está disponível no site do Campus France Brasil.
 
No dia 27 de fevereiro, o Campus France organiza uma live pela página no facebook respondendo dúvidas dos estudantes e esclarecendo os últimos passos para o envio de dossiês.
 
Descubra qual seu nível de estudos
 
Para se candidatar a um Master na França, é preciso possuir um diploma universitário. A graduação no Brasil tem uma duração superior (4 a 5 anos de estudos) à licence na França (3 anos de estudos). Por conta disso, algumas universidades aceitam que os titulares de um diploma brasileiro possam se candidatar diretamente ao 2° ano do Master na França (M2).
 
Para aqueles que ainda estão cursando uma graduação por aqui há pelo menos um ano, é possível transferir o curso para a França, escolhendo as opções 2° ou 3° ano da graduação (L2 e L3), dependendo do período de estudos já realizado no Brasil.
 
Em relação aos critérios de admissão, cada instituição francesa adota critérios próprios para a seleção. Antes de se candidatar, é importante que o estudante pesquise e saiba se cumpre os pré-requisitos necessários da formação que deseja realizar.
 
Universidades públicas e benefícios para brasileiros
 
A França é o terceiro país mais procurado por estudantes em mobilidade universitária. Todos os anos, mais de 300 mil estudantes estrangeiros são acolhidos pelas universidades e outras instituições de ensino superior francesas.
 
O custo relativamente baixo dos estudos na França é um dos principais fatores de escolha dos alunos estrangeiros. Todas as universidades públicas possuem um alto nível de qualidade. O governo francês toma a seu cargo 90% do custo do ensino e não há distinção entre estudantes franceses e estrangeiros. Os brasileiros pagam a mesma taxa de matrícula que os franceses.
 
Categorias Anuidade estimada
Universidades 200 a 400 euros
Escolas de Engenharia 600 euros
Escolas de Arquitetura 400 a 900 euros
Escolas privadas 5.000 a 12.000 euros

Com o visto de estudante de longa permanência, é possível trabalhar meio período. Os alunos das instituições francesas ainda têm acesso a restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos especiais para transporte. Além disso, os brasileiros que vão para a França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsa.
 
Sobre o Campus France
 
Presente em mais de 110 países, Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. A agência é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França.
 
A agência Campus France Brasil oferece orientação personalizada e gratuita aos interessados em estudar na França e também centraliza o procedimento de candidatura para grande parte das universidades do país europeu. Atualmente, conta com escritórios em São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Imprimir