Imprimir

Imprimir Notícia

12/02/18 às 19:20 | Atualizada: 12/02/18 às 19:29

Tabaporã - Empresa produtora e industrializadora de Bucha Vegetal tem boa projeção de vendas

No ano de 2012, em busca de uma alternativa de diversidade de renda para o sítio, o casal, Alvair Duarte e sua esposa, Aldeni de Souza Duarte iniciaram o campo experimentar de produção de bucha vegetal em Tabaporã, mais precisamente na Fazenda Santa Maria, KM 22.

Para a reportagem do site Portal do Arinos, Aldeni de Souza explicou que o trabalho deu tão certo, que hoje, 05 anos depois vende cerca de 120 dúzias somente no atacado em Juara, e ainda exporta para uma empresa Imatura em Cuiabá e para Mato Grosso do Sul, além de uma empresa de cosmético do Estado do Paraná.

“Graças a Deus o projeto se tornou um objetivo de levar também aos pequenos produtores da agricultura familiar uma alternativa de renda a curto prazo, já que a produção de bucha vegetal é Por ser uma lavoura de fácil manejo para cuidar, desde plantio até a colheita, pontuou a produtora”.

Ela ponderou que o objetivo é poder ajudar os pequenos produtores a desenvolver mais uma alternativa de renda, principalmente as mulheres, e destacou que no início, foram assistidos pelo atual secretário de agricultura de Juara, Mauro Dirami, que naquele tempo era secretário de agricultura de Tabaporã.

Adeni fez questão de frisar que o mercado é amplo, mas com grandes desafios de mercado, porém, há espaço para todos.

Ao finalizar, ela explica que a Bucha Vegetal ainda não faz parte dos produtos da agricultura familiar, más já se encontra um projeto de Lei no Estado para ser votado a inclusão deste e outros produtos para inclusão, e acredita que os representantes irão dar agilidade a aprovação desta Lei, e mais uma vez enalteceu o empenho e parceria do secretário de agricultura de Juara o Mauro Dirami, que foi o criador deste projeto em Tabaporã, onde ela, Aldeni de Souza Duarte e esposo Alvair Duarte agradecem pelo apoio recebido.

Ainda são colaboradores dessa ação produtora, Kissia Carol Poltronieri, engenheira Agrônoma (UFMT/Sinop) Especialista em Manejo dos Solos (ESALQ-USP) e Cezar Ernani Mancini, biomédico especialista em segurança alimentar mestrando em ciências ambientais.
Imprimir