Imprimir

Imprimir Notícia

04/09/15 às 17:46

Em vídeo, Taques mostra potencialidades do Estado em busca de investidores - veja

O governador Pedro Taques mantém no gabinete no Palácio Paiaguás um vídeo muito bem produzido, com duração de 3min41s. Está salvo de maneira que o permite apenas apertar o play e exibi-lo numa tela gigante na parede. Ali estão imagens e vários dados que mostram um Mato Grosso gigante.

Nestes oito meses na cadeira de chefe do Executivo, ele revela que já recebeu três dos cinco homens mais ricos do país. Seja no gabinete, seja em visita a outros Estados e fora do país, Taques usa o vídeo como trunfo, no reforço dos argumentos e na política do convencimento junto a empresários para investir no Estado. O ex-governador Dante de Oliveira (1995/2002) fez igual. Na época, batizou a campanha de "MT - Hora de Investir".

E são impressionantes os números que potencializam um Estado rico e omitem os dados que puxam-no para baixo. O gigantisco começa na própria extensão territorial: 900.366 km2. É uma área que supera a de quatro países (Reino Unido, Portugal, Japão e Grécia). Por mais que o Estado esteja nas estatísticas do desmatamento, 63% de suas áreas estão preservadas.

O vídeo destaca que MT é jovem, com 30% da população entre 20 e 29 anos. E o PIB é o segundo maior que a média nacional e o único Estado a possuir três biomas, com potencial em ecoturismo, turismo de pesca e de aventura. Mostra cachoeiras, safaris, trilhas ecológicas e mergulho em aquários naturais. Enfatiza também a grandeza em energia elétrica e no agronegócio, que nos últimos anos movimentou R$ 40,8 bilhões, 50,5% do PIB estadual.

O Estado, que ainda pode ampliar a área plantada em até 16 milhões de hectares sem necessidade de derrubar uma árvore, é o maior do país na produção de soja, algodão, milho, de pescado em água doce e de carne bovina. Também se destaca em biodiesel e minérios. O vídeo propagado pelo governo revela que MT responde por 88% da produção de diamantes do país. E alguns municípios ajudam a segurar essa estatística, sendo eles Paranatinga, Juína, Arenápolis, Chapada dos Guimarães e Poxoréu. 

Por fim, a administração Taques assegura, nesta campanha de "vender" o Estado, que aposta em plataforma na área de infraestrutura, com investimentos em hidrovias, ferrovias e rodovias. Promete asfaltar até 8,3 mil km de rodovias estaduais. E lembra também do projeto do parque tecnológico, que será construído numa área de 800 mil m2.
Imprimir