Imprimir

Imprimir Notícia

04/09/15 às 09:21

Cientistas da educação brasileira apresentarão trabalhos em Rondonópolis

Pesquisadores da área de educação de diversas partes do Brasil e de diferentes universidades brasileiras participarão do 6º Congresso de Pesquisa em Educação (Conpeduc) a ser realizado entre os dias 15 e 18 de setembro no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Rondonópolis/MT. Na ocasião eles apresentarão os resultados de pesquisas realizadas sobre alfabetização, educação de jovens e adultos, formação de professores e infância.

“Estes cientistas são pessoas que há anos dedicam-se na pesquisa com, na e para educação do Brasil. Há tempos eles estudam os caminhos percorridos pela educação praticada no Brasil. Seus trabalhos muito contribuem para pensarmos e refletirmos as práticas pedagógicas desde a educação infantil à pós-graduação. Eles têm muito a contribuir nos debates que ocorrerão durante o Conpeduc”, explica Ademar Carvalho, Professor do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU).

De acordo com a coordenação do evento já estão confirmados sete participações externas no evento, cuja é composta por cientistas de renome nacional e até internacional. Destes, todos têm no mínimo o título de doutor em Educação. “Ou seja, a equipe de palestrantes de fora é composta por pessoas realmente gabaritadas para falar sobre a educação brasileira”, ressalta o Professor Ademar.

Além do corpo docente de outras universidades, faz parte também da equipe de palestrantes, cientistas da UFMT de Rondonópolis. Esta equipe interna é composta por mais de dez pesquisadores doutores em Educação e pertencentes também ao Programa de Mestrado da UFMT. Durante o Conpeduc eles também farão falas e compartilharão suas experiências e trabalhos de pesquisa.

“Assim como os de fora, a equipe docente interna também é composta por pesquisadores que há anos estudam a educação brasileira nas mais diversas modalidades de ensino, eles também têm muita propriedade para dizer sobre a educação no Brasil. Muitos inclusive realizam pesquisas em instituições de ensino do município de Rondonópolis. Eles têm, portanto, muito a dizer sobre a educação praticada nas escolas da cidade”, revela o Professor Ademar.

Programação - A conferência de abertura do 6º Conpeduc, “Interdisciplinaridade- ambições e limites” será feita, no dia 15 de setembro às 19h30, pelo Professor Doutor Romilson Siqueira da Pontifícia Universidade de Goiás (PUC-GO). Ele estuda os processos educativos e culturais na infância. Na conferência ele falará sobre sua pesquisa Educação, Sociedade e Cultura. Este momento será coordenado pela Professora Doutora Sílvia Pilegi, da UFMT de Rondonópolis e coordenadora do Conpeduc 2015.

Nos outros dias do evento acontecerão mesas redondas, momentos culturais, lançamentos de livros, debates, apresentação de pôster e sessão de comunicação oral. A programação começa sempre as 07h00 e encerra às 18h00 com intervalo para almoço.

Interessados em participar do congresso é só acessar o link http://sistemas.ufmt.br/ufmt.evento e efetuar a inscrição. O 6º Conpeduc é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU). Mais informações pelo telefone 3410-4035/3410-4038

 
Imprimir