Imprimir

Imprimir Notícia

04/09/15 às 08:35 | Atualizada: 04/09/15 às 08:42

SEMANA DA PÁTRIA: Estudantes conhecem instituições da Segurança durante a Semana da Pátria

Integrando a programação de visitas às forças de segurança em comemoração à semana da Pátria, estudantes do 5º ano da Escola Municipal Agostinho Simplício de Figueiredo puderam conhecer, na manhã desta quinta-feira (03.09), as atividades da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). 

Em uma aula diferente, os alunos aprenderam na prática sobre a missão e a importância da Politec desde a emissão do documento de identidade até o auxílio nas investigações policiais. 

Durante a visita eles acompanharam uma palestra de boas vindas realizada pelo perito criminal Pierre Biancardini Junior, que explicou sobre os produtos e serviços ofertados pela instituição, e também como cada um pode auxiliar a Politec ao presenciar um crime. 

“Foram repassadas a importância da comunicação das ocorrências às autoridades competentes, da preservação do local de crime, e como a interferência nos vestígios encontrados podem atrapalhar as investigações. Ao divulgar a instituição nas escolas pretendemos despertar o interesse das crianças nas áreas afins, para que futuramente possam vir a integrar o nosso quadro de servidores”, pontuou. 

Em seguida, os estudantes foram divididos em grupos para visitarem a Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica, onde é feita a confecção e o processamento do documento de identidade e também os serviços de identificação criminal. 

Ao mesmo tempo, outro grupo participava de uma simulação de local de crime. Os peritos criminais realizavam o levantamento e demarcação dos vestígios, enquanto os procedimentos eram explicados e os materiais coletados para os exames periciais. Peritos do Laboratório Forense demonstraram exames preliminares de drogas, decorrentes de apreensões policiais. No local, os alunos também puderam conhecer a viatura unidade móvel de perícias. 

“Ao mostrar os tipos de drogas mais comuns encaminhadas para a perícia, buscamos alertar sobre as consequências de seu uso, ilustrando uma cena de crime de morte violenta motivada pelo uso de drogas”, explicou o perito criminal Paulo Oliveira. 

Segundo a professora Elza Alves da Silva Barbosa, a visita foi produtiva e os conhecimentos adquiridos serão aprofundados nas lições em sala de aula. 
 
Ainda pela manhã, 40 estudantes da Escola Estadual José Mendes Martins conheceram o hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). 

No local, os alunos conheceram o trabalho prestado pelo grupamento aéreo, como resgate, busca, salvamento e o atendimento de ocorrências policiais. Os adolescentes puderam ver de perto os helicópteros do Ciopaer e flagraram o momento de uma decolagem para atendimento. 

Para o adolescente Henrique Júnior, de 14 anos, estudante do 9º ano do ensino fundamental, a manhã foi a realização de um sonho. “Achei muito legal conhecer esse espaço. Gostei de ver o helicóptero. Meu sonho é ser piloto de avião. Hoje foi um dia muito especial”, falou. 

 
A professora Rosemey Silva Neves afirmou que a visita acrescenta muito na vida estudantil dos alunos, que são de uma comunidade carente. Para ela, momentos como esse proporcionam o sonho por um futuro melhor. “A carreira militar é uma área muito admirada. E aqui mostramos a eles que devem seguir em frente”, completou.
Imprimir