Imprimir

Imprimir Notícia

02/09/15 às 22:22 | Atualizada: 02/09/15 às 22:33

Membros do Projeto Rio Limpo Rio Lindo comemoram dez anos de vida

Neste sábado, 29, membros do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo comemoraram dez anos de existência, trabalhando na limpeza e conservação do Rio das Mortes, em Nova Xavantina. O projeto é formado por voluntários representantes dos diversos segmentos sociais da cidade.
 
O grupo comemorou a data fazendo o que gosta de fazer: limpando o Rio das Mortes, retirando o lixo urbano, no trecho que vai da Praia da Lua, até as imediações do Balneário do Chiquito, numa chácara local, onde houve o acampamento.
 
   DESCENDENTES
 
Desde agosto de 2.005, quando se deu a primeira descida até o Porto das Caranhas, o grupo já rodou mais de 10 mil km pelo Rio das Mortes e nas estradas, várias vezes até São Félix do Araguaia, até a Balsa de Cocalinho, ilhas próximas, Cuiabá e Barra do Garças.
 
Já retirou cerca de 12 toneladas de lixo urbano das margens do terceiro rio menos poluído do mundo, segundo a ONU, e realizou dezenas de análises da qualidade de sua água, num trabalho em parceria com o Campus da Unemat local, parceira do projeto.
 
Na comemoração deste final de semana estavam presentes duas turistas internacionais acompanhando os trabalhos: a espanhola Cristina Sensirrichi e a francesa Elisa. 
 
Num clima familiar, pela primeira vez, os descendentes dos membros do projeto estiveram juntos com os pais participando da programação. Houve bolo comemorativo, churrasco, muita alegria e confraternização.
 
BARRA GARÇAS
 
O grupo se prepara para participar neste sábado, 05, em Barra do Garças, da Expedição Araguaia, patrocinado por empresários barra garcenses. 
 
A Expedição é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Barra do Garças, e vai promover a limpeza do Rio Araguaia, com a presença dos membros do projeto Rio Limpo, Rio Lindo, de Nova Xavantina, e paradas na Lagoa Santa, em Aragarças-GO e Noite Cultural na Pousada Cristal, em Araguaína-MT.
Imprimir