Imprimir

Imprimir Notícia

05/01/18 às 13:25

Equipamentos que não podem faltar na sua padaria

As padarias estão cada vez mais modernas, pois oferecem especialidades além da variedade de pães. Para aqueles que sonham em montar uma padaria de sucesso precisa entender o mercado, conhecimentos em gerenciamentos e gestão de pessoas, conhecer as regras para abrir um estabelecimento desse porte, habilidade para produzir os ítens essenciais de uma padaria e bons sócios.
 
Muitos padeiros, após se especializarem, apostam em iniciar o próprio negócio sozinhos e rapidamente transformam em um negócio de sucesso. Para encontrar esse caminho, basta ter os equipamentos indispensáveis que devem ser usados pelos pequenos e grandes negócios. Confira abaixo os equipamentos que não podem faltar na sua padaria.
 
Masseira - Conhecida também por amassadeira é um aparelho de panificação para sovar massas pesadas principalmente para a produção em grande quantidade. Na hora de escolher é importante avaliar a segurança para o padeiro e a sua necessidade. Existem modelos que suportam entre 5kg e 25k, como a amassadeira basculante, que é muito usada por padarias e confeitarias. Outros modelos como a amassadeira espiral tem capacidade para até 65kg, muito usada por cozinhas industriais ou produção em larga escala.
 
Existe também a batedeira planetária, que é a mais usada por quem está começando. Ela possui um batedor que pode ser removido, que gira por toda bacia  e pode ser usada para o preparo de muitas receitas, como bolos, massas folhadas e outros tipos de massas finas.
 
Balança culinária - Quem trabalha na produção de massas sabe que qualquer medida a mais ou a menos pode fazer muita diferença no resultado final. Portanto é importante que os ingredientes sejam pesados cuidadosamente, pois até a temperatura do ambiente pode influenciar no peso dos itens. Aposte em uma balança culinária de precisão e na hora de preparar qualquer receita pese até os ovos.
 
Divisora de massa - A padronização no tamanho dos pães é muito importante e faz toda a diferença para o consumidor, apesar de muitas padarias adotarem o sistema de vendas por peso, muitas ainda apostam na venda por unidades e a uniformização do tamanho pode fazer muita diferença. Uma divisora de massas vai ajudar também a dividir a massa a fim de que os pães assem de forma iguais, pois tamanhos variados podem prejudicar o desenvolvimento de outros (um pão maior pode ficar com a massa crua, por exemplo).
Outro equipamento que pode ser adotado é a modeladora que como o próprio nome sugere serve para modelar a massa. A modeladora também ajuda a criar um padrão no formato dos pães, assim o padeiro otimiza o tempo e se dedica aos produtos mais artesanais.
 
Assadeira - As assadeiras e os tabuleiros são itens indispensáveis na fabricação de pães, biscoitos entre outros. Elas possuem formatos diversos e podem ser lisas ou furadas. São usadas principalmente para massa que não precisam de molde.
 
Formas - As formas são importantes para a produção de itens mais líquidos (massa de bolo, por exemplo) e para a personalização do que deseja oferecer aos clientes. Existem formas de vários modelos e tamanhos e é interessante ter dos modelos clássicos aos mais elaborados. Assim, com criatividade, é possível aumentar a variedade de produtos para as vendas.
 
Estufa de fermentação - Para ajudar em uma das etapas mais importante da massa, a fermentação, a tecnologia disponibiliza uma estufa especialmente para que a massa cresça em uma temperatura que pode ser controlada. Investir em uma estufa de fermentação permite o controle total desse processo.
 
Forno - Um dos itens mais importantes que deve ser escolhido com cuidado é o forno. Os fornos para padarias possuem características específicas para que as massas sejam assadas da melhor forma possível, como o controle mais preciso da temperatura, possuem tecnologia de distribuição de calor para que os pães assem de forma homogênea. Pode ser encontrado o forno a gás para padaria, forno à lenha e até eletricidade. Antes de comprar é importante conhecer as opções e as principais funções que existem no mercado.
Imprimir