Imprimir

Imprimir Notícia

23/12/17 às 22:28 | Atualizada: 23/12/17 às 22:40

Venezuela expulsa embaixador do Brasil: 'Persona non grata'

Na quinta-feira o governo brasileiro divulgou uma nota de repúdio ao governo de Nicolás Maduro.

Chamou de arbitrária a dissolução dos governos municipais de Caracas e alto apure e a imposição de exigências que comprometem a participação de partidos de oposição no processo eleitoral da Venezuela.

Na nota o Itamaraty disse também que o governo de Nicolás Maduro tem que reconhecer a gravidade do quadro humanitário e autorizar ajuda internacional principalmente nas áreas de saúde e alimentação.

 
A reação veio hoje. A presidente da Assembleia Constituinte da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou que o embaixador do Brasil em Caracas, Ruy Carlos Pereira, foi declarado “persona no grata”.

O encarregado de negócios da embaixada do Canadá na Venezuela, também foi declarado persona non grata.

Segundo a presidente da Assembleia por causa de interferência vulgar nos assuntos internos da Venezuela. O Canadá também tinha feito críticas a Maduro.

Eleita em um processo que a oposição acusa de ter sido fraudulento, a constituinte tem poderes para destituir e nomear autoridades e aplicar leis.

Declarar um diplomata "persona non grata", não bem-vinda, na linguagem diplomática significa uma expulsão do país.

O embaixador brasileiro, Ruy pereira, não estava mais em Caracas quando o anúncio foi feito. Ele veio na sexta-feira (22) para o Brasil para passar o Natal e o Réveillon.

O Itamaraty disse que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial. No fim da tarde, informou em uma nota que caso confirmada essa decisão demonstra, uma vez mais, o caráter autoritário da administração Nicolás Maduro e sua falta de disposição para qualquer tipo de diálogo. O Brasil aplicará as medidas de reciprocidade correspondentes.

Não é a primeira vez que Brasil e Venezuela se estranham durante o governo Michel Temer. Em setembro do ano passado, foi o governo brasileiro que chamou o embaixador Ruy Pereira de volta ao Brasil depois de críticas da Venezuela ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Itamaraty: país tomará ‘medidas correspondentes’ sobre Venezuela

Ministério das Relações Exteriores disse que foi informado de que o embaixador brasileiro no país vizinho foi classificado como 'persona non grata
 
More_Horiz
O embaixador brasileiro na Venezuela, Ruy Pereira, durante sessão na Assembleia Nacional em Caracas - 07/08/2017
O diplomata Ruy Pereira, declarado 'persona non grata' na Venezuela (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)
 
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) emitiu nota na tarde deste sábado dizendo que tomou ciência de que o embaixador brasileiro na Venezuela, Ruy Pereira, teria sido declarado persona non grata no país. A instituição disse que, se confirmada a informação, o Brasil “aplicará as medidas de reciprocidade correspondentes”. O mais provável é que o representante mais graduado da Venezuela no Brasil também seja declarado persona non grata.  

Na prática, a medida da Venezuela indica que o embaixador brasileiro está expulso do país. Pereira, que viajou para as festas de fim de ano e não se encontra na Venezuela, não poderá mais retornar a Caracas.

 
Imprimir