Imprimir

Imprimir Notícia

11/12/17 às 11:08 | Atualizada: 11/12/17 às 11:48

Juruena/Juara - FAB assume buscas ao avião desaparecido em Juara, mas continua na estaca zero

A FAB, Força Aérea Brasileira, através do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), mais conhecido como PARA-SAR, assumiu nesse domingo, 10 de dezembro, as buscas ao avião monomotor, modelo Paradise P1, prefixo PU-MMT, que decolou de Colniza para Juara na manhã de sábado, 09 de dezembro, por volta das 10 horas, não chegou ao destino e não deu mais informação.
 
Mesmo com o reforço da Força Aérea Brasileira, que encaminhou, segundo informações extraoficiais, um avião, aparentando modelo Hércules, que sobrevoou Juara na manhã de domingo, mas não pousou no aeroporto, e um helicóptero, que estão baseados em Alta Floresta, as buscas não avançaram e a aeronave com o piloto Leandro Ferreira Pascoal, a esposa dele, Franciele Riceto Pascoal e o filho do casal, o pequeno Felipe, continua desaparecido.
 
Os três saíram de Colniza 10 horas da manhã e por volta das 10h30 da manhã de sábado, o piloto fez contato por telefone com a mãe, dizendo que estava passando Juruena, a família foi para o aeroporto esperar e não chegou.
 
Segundo o irmão do piloto, Fábio Ferreira Pascoal, por volta das 10h30, Leandro entrou em contato por telefone com a mãe dele que mora em Juara, dizendo que estava passando por Juruena, a família foi para o aeroporto esperar, mas a aeronave com a família não chegou.
 
Na noite de sábado, o Show de Notícias recebeu uma mensagem de um morador da Linha 05, assentamento rural de Juara, que fica na rota onde o avião deveria passar, dizendo que, por volta das 12 horas de sábado, 10, uma aeronave nas cores e modelo semelhantes ao desaparecido, passou voando baixo, depois voltou e não foi mais visto.
 
O Show de Notícias passou essa informação para a família, que contatou com o morador da região e ele confirmou o que havia encaminhado para nossa redação, no entanto, ainda não foi possível todas as checagens da área.
 
Na manhã de domingo o tempo foi chuvoso em Juara e não permitiu buscas. Aviões particulares, que no sábado ajudaram nas buscas, recuaram para que a FAB assumisse o comando da operação.
 
A rota em que o avião pilotado por Leandro Pascoal é de bastante mata fechada, inclusive, passa por cima de uma grande aldeia indígena, que começa na divisa com os municípios de Castanheira, Juína e Juruena e vem próximo aos assentamentos rurais de Juara e possuiu alguns rios.
 
Quem tiver alguma informação a respeito, deve entrar em contato com Delegacias de Polícia e Polícia Militar da região ou ainda, com o telefone do pai de Leandro, 0 66 – 99955-0938.


A pedido do G1, a FAB – Força Aérea Brasileira, expediu nota sobre os trabalhos de buscas ao avião PU-MMT, modelo Paradise P1, que está desaparecido desde sábado, na região de Juara.
 
O Show de Notícias recebeu a nota e republica para que a população tome conhecimento dos procedimentos reais, que estão sendo feitos.

Em Nota, FAB diz que está empenhada nas buscas ao avião desaparecido próximo à Juara.
 
Nota da FAB

A aeronave SC-105 Amazonas e o helicóptero H-1H da Força Aérea Brasileira (FAB), estão engajados desde a manhã deste domingo (10/12) nas buscas ao avião PU-MMT, modelo Paradise P1.
 
O avião decolou na manhã de sábado de Colniza (MT) com destino a Juara, no mesmo estado. A operação de busca e salvamento, coordenada pelo Salvaero Amazônico, se concentra nas proximidades do município de Juruena (MT).

 
Imprimir