Imprimir

Imprimir Notícia

07/12/17 às 10:36

Cresce procura por Ensino Superior a distância, diz Censo

O ensino presencial não é mais a única opção para quem deseja se qualificar. O maior acesso à internet tem ajudado estudantes de todo país a se graduarem sem precisar frequentar as salas de aulas. De acordo com o Censo da Educação Superior 2016 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no ano passado, houve um aumento de 21,4% na procura por graduação a distância. Já o ensino tradicional registrou queda de 3,7%.

O crescimento dessa modalidade tem ocorrido por vários fatores, principalmente pelo custo-benefício e pela flexibilidade. Os cursos online são bem mais em conta do que os tradicionais, pois envolve menos custos para a universidade. Em um momento que o país vive tantas incertezas econômicas, é compreensível que muitos busquem alternativas mais econômicas para se especializarem.

Além disso, no ensino a distância, o aluno pode estudar onde e quando julgar melhor, evitando deslocamentos diários até o centro acadêmico. A universidade disponibiliza acesso virtual, materiais de estudo e vídeos para que o estudante possa aprender por conta própria de onde quiser. Apenas quinzenalmente ou mensalmente é que ele precisa ir à faculdade para fazer alguma atividade ou prova. E, sempre que necessitar, o estudante pode tirar as dúvidas com o professor e utilizar os espaços da universidade para estudar – incluindo a biblioteca.

O fato de não precisar se deslocar todos os dias também ajuda a economizar com transporte e alimentação. No Brasil, há muitos estudantes que se deslocam por longas distâncias entre a residência ou o trabalho e a faculdade, por isso, o ensino a distância também tem se mostrado uma alternativa para otimizar o tempo.
 
Validade

Os cursos superiores a distância são reconhecidos pelo MEC e têm a mesma validade que os tradicionais. Para as empresas, não há diferença entre contratar alguém com diploma presencial ou online. O que vale é o candidato se mostrar preparado para o mercado e estar sempre disposto a aprender, independentemente do tipo de ensino escolhido.

Ainda não são todos os cursos que têm sua versão online. As modalidades a distância ou semipresencial são oferecidas para aquelas carreiras mais teóricas, como Administração e Letras. Nos demais casos, quando é necessário frequentar laboratórios e fazer muitas atividades presenciais, somente o ensino presencial está disponível e é recomendado.
Imprimir