Imprimir

Imprimir Notícia

28/11/17 às 21:17 | Atualizada: 28/11/17 às 21:33

Julgamento do assassinato do missionário Vicente Cañas acontecerá amanhã (29) em Cuiabá

O júri acontecerá amanhã, quarta-feira, 29, às 08h30, em Cuiabá (MT), na Justiça Federal, Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Sucedidos 30 anos do assassinato de Vicente Cañas, um segundo júri levará ao banco dos réus o delegado aposentado Ronaldo Antônio Osmar. Ele é acusado de agenciar o assassinato do missionário jesuíta. Indígenas e familiares de Vicente Cañas acompanharão o julgamento.

No primeiro julgamento realizado em 2006, quase duas décadas depois do assassinato,  2ª Vara Federal em Mato Grosso inocentou por seis votos a um o delegado aposentado de Polícia Civil de Juína. Segundo as provas de acusação, Ronaldo acordou a morte do missionário com oito homens que realizaram a emboscada. O Ministério Público Federal (MPF) pediu a condenação do delegado por homicídio duplamente qualificado por intermediar o assassinato. Ele chegou a conduzir o inquérito que investigou o assassinato, induzindo a responsabilidade da morte de Vicente aos indígenas.

Em 2015, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região determinou a realização de um novo júri para julgar a morte de Vicente Canãs. O desembargador Italo Fioravante Sabo Mendes aceitou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) que indicou invalidade do primeiro julgamento por não considerar provas substanciais apuradas durante o processo.

Mais informações: https://goo.gl/CdG5LY
Imprimir