Imprimir

Imprimir Notícia

01/11/17 às 17:59

Ficou sem vaga no Fies? Confira alternativas para cursar a graduação sem comprometer o orçamento

O Fies, ou programa de Financiamento Estudantil, já possibilitou o ingresso de milhares de jovens brasileiros de baixa renda nas universidades particulares. O empréstimo, que permite que os estudantes comecem a pagar as parcelas ao conseguir o primeiro emprego após a graduação, é uma iniciativa do Governo Federal.

Contudo, as inscrições para as 75 mil vagas oferecidas pelo Fies no segundo semestre de 2017 já foram encerradas, e os estudantes que não conseguiram garantir sua vaga precisam buscar outras alternativas para cursar o ensino superior sem comprometer o orçamento. Veja algumas soluções para realizar sua graduação com descontos ou menor investimento e conquistar a formação dos seus sonhos.

Graduação EAD

O ensino a distância vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, afinal, os cursos online oferecem mais flexibilidade aos estudantes, que podem decidir os próprios horários para estudar e assistir às aulas, além de permitir que o aluno estude em casa, no trabalho ou em qualquer outro local com acesso à internet.

Além disso, uma graduação EAD normalmente possui preços mais acessíveis, já que os custos para as instituições são menores do que nos cursos presenciais - não existem despesas como aluguel de prédios e salas ou manutenção dos mesmos, por exemplo. Outra vantagem é que o estudante também exclui gastos como transporte e alimentação, tornando a modalidade EAD mais econômica.
Universidades públicas.

As faculdades federais e estaduais do Brasil são muito prestigiadas e oferecem ensino de ótima qualidade sem que os estudantes precisem pagar absolutamente nada. Entretanto, por serem tão bem conceituadas, a concorrência é enorme, e os horários, muitas vezes, não são os ideais para quem precisa trabalhar.

Para quem deseja concorrer a uma vaga nas universidades públicas, o mais indicado é prestar o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio - ou o vestibular da própria universidade. Feita a inscrição, é importante estudar por algumas horas todos os dias para se preparar para as provas.  

Sites de bolsas de estudo

Conseguir uma bolsa de estudo também pode possibilitar que o curso desejado caiba no seu bolso. Para conseguir desconto na matrícula e nas mensalidades de uma faculdade particular, fique atento aos sites que disponibilizam ofertas de bolsas, nos quais os estudantes podem inscrever-se online.
Imprimir