Imprimir

Imprimir Notícia

01/11/17 às 13:48 | Atualizada: 01/11/17 às 13:55

Pousada de Mato Grosso ganha prêmio nacional de sustentabilidade, após consultoria do Sebrae

A Pousada Piuval, localizada  a 110 quilômetros de Cuiabá,  foi a grande vencedora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, entregue na noite de ontem,30/11,  em Foz do Iguaçu, Paraná. Foram duas premiações, sendo uma na  categoria Meios de Hospedagens e  o  TOP Sustentabilidade, concorridos com  79 empresas do segmento de todo o país.  “O prêmio vem confirmar o sucesso das adaptações e  o reconhecimento do esforço que fizemos para termos a sustentabilidade em nossa pousada. Além do trabalho interno,  também realizamos atividades que beneficiam o lado social, a comunidade local”, diz o empresário Eduardo Eubank, evidenciando que o olhar de sustentabilidade deve extrapolar o negócio.
 
A premiação reconhece as melhores práticas e dá visibilidade às empresas  que optam pela  sustentabilidade, estimulando a cadeia do turismo a agir de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável. Segundo Eduardo Eubank, as consultorias e os cursos realizados pelo Sebrae contribuíram  para os bons resultados, como a economia de 23% de energia, o aumento de 8% na taxa de ocupação e a alta de 15% no faturamento anual da empresa, em comparação ao ano anterior. São instalações novas que abrigam 34 apartamentos, com janelas e portas feitas de madeira reflorestada,  restaurante, redários, piscina, torre de observação na flora e fauna, passeios à cavalo e barco, caminhadas em trilhas, safári fotográfico, tratrem e pescaria.
 

 Empresário Eduardo Eubank recebendo a premiação, em Foz do Iguaçu (Foto:Divulgação) 
 
Entre as ações implantadas, destacam-se a estação de tratamento de água,  sistema de reuso de águas da pia, chuveiro e ar condicionado,  reutilizando-as nos vasos sanitários, coleta e separação seletiva dos lixos inorgânicos e orgânicos, dando destinação correta e segura, reciclagem do óleo e  de gorduras para troca e substituição por sabão líquido, e acessibilidade para portadores de necessidades especiais. O empreendimento ainda prevê a instalação futura de usina solar com placas fotovoltaicas que produzirá 80 KWP de energia/mês.

A analista do Sebrae,  Marisbeth Gonçalves,  explica que o apoio do Sebrae à empresa foi  por meio de capacitações e consultoria tecnológica para   implementar as  adequações  para certificação em sustentabilidade (norma ABNT 15401 – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Meios de Hospedagem).  De acordo com a analista,  os critérios consideram três aspectos, sendo ambiental, sociocultural e econômico. “Trabalhamos nesse processo  com a empresa  há três anos buscando aplicar  práticas que levem em conta a mitigação dos impactos ao ambiente e valeu muito. Os prêmios são a prova que investir em certificações é lucro”, ressalta.

Com 28 anos de atuação,   a primeira  pousada instalada na rodovia Transpantaneira, empresa familiar,  hoje  emprega 30 funcionários. Seu  fundador , o pecuarista João Losano Eubank de Campos,  começou o negócio em sua  fazenda, de sete mil hectares,  a 10 quilômetros de Poconé,  para aproveitar a proximidade da cidade de Poconé e as visitas frequentes  de amigos para oficializar a pousada. De lá para cá foram períodos de investimentos tímidos e espaçados. “Desde 2004 somos clientes do Sebrae, mas foi em 2014 que fizemos a grande mudança, escolhendo  reposicionar nosso  negócio, de olho nas exigências do turista internacional e vimos que a sustentabilidade é um diferencial decisivo para este público”, concluiu Eubank.  
 
Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS)
 
Incorporar a sustentabilidade também nos micro e pequenos negócios é a função do Centro Sebrae de Sustentabilidade, cuja unidade é referência nacional do Sebrae sobre o tema. Inaugurado em 2010, o CSS atua com a geração e disseminação de conhecimentos em sustentabilidade aplicada aos pequenos negócios. O papel é mapear inovações, técnicas e práticas sustentáveis no Brasil e no mundo, formular conteúdos exclusivos e mostrar aos empresários que é possível ser mais rentável, reduzindo impactos no meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento social mais justo e igualitário. São fornecidos aos empreendedores conteúdo qualificado, considerando diferentes realidades como setores, segmentos, tamanho, região e potencial impacto ao meio ambiente, resultando em inúmeras ações e publicações segmentadas e disponíveis gratuitamente.

O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) atua em todo o território nacional com pontos de atendimento nas 27 unidades federativas. E há mais de 40 anos, o Sebrae MT promove a competitividade, o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo dos pequenos negócios. Informações pelo site www.mt.sebrae.com.br.

 
Imprimir