Imprimir

Imprimir Notícia

01/07/15 às 19:11

Reboques são uma boa alternativa em viagens de férias

Enquanto no sul do país o frio castiga, aqui no norte o mês de julho é sinônimo de temporada de praias. E quem pretende viajar para acampar com a família pode precisar carregar muita coisa. Nessas horas o porta malas fica pequeno e o jeito pode ser recorrer a uma carretinha.

Os reboques – conhecidos como carretinhas, são uma boa opção para quem precisa levar muita bagagem - e até mesmo outros tipos de cargas. Contudo, deve-se ter em mente que eles são veículos e por isso devem ser licenciados junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), para que sejam identificados e emplacados.

O processo de licenciamento é semelhante ao de um automóvel: o proprietário deve dirigir-se ao Detran-TO, em prazo de até 30 dias após a compra, portando a nota fiscal do reboque e os seus documentos pessoais. Por se tratar de um veículo não motorizado e que é acoplado a outro veículo, é necessário que seja pago apenas a taxa de licenciamento. Desta forma, os reboques são isentos de IPVA e do seguro obrigatório (DPVAT).

Qualquer um pode guiar um carro com reboque?

É importante que o condutor saiba que, de acordo com a soma dos pesos do automóvel e do reboque, a categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser diferente. Caso essa soma não ultrapasse 3.500 kg de Peso Bruto Total (PBT), o condutor deverá possuir carteira “B”. Já se ela ficar entre 3.500 e 6.000kg de PBT, a carteira necessária será a “C”. E caso ultrapasse 6.000 kg de PBT, a categoria exigida será a “E”.

Segundo o Gerente de Fiscalização e Segurança do Detran-TO, tenente Geraldo Magela, é importante também observar as condições do automóvel e do reboque.  “Deve-se ter atenção à capacidade de tração suportada pelo veículo, que deve constar no manual do proprietário, e o peso máximo suportado pelo reboque em questão, informado pelo fabricante” explica Magela.

O Gerente de Fiscalização e Segurança ainda comenta o fato de que é preciso ter atenção redobrada quando se for conduzir com reboque. “Carros com reboque podem ser conduzidos por qualquer cidadão habilitado. Apesar disso, é preciso ter o cuidado redobrado, pois com o reboque o carro aumenta de comprimento, o que pode dificultar ultrapassagens e manobras”.
Imprimir