Imprimir

Imprimir Notícia

12/10/17 às 21:47

Força Nacional desembarca em MT após ameaça de invasão de indígenas em canteiro de obras de usina

Equipes da Força Nacional desembarcaram nesta quinta-feira 912) em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, para cumprirem uma decisão judicial que determinou a garantia de segurança no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica São Manoel, que está sendo construída no Rio Teles Pires, na divisa de Mato Grosso com o Pará.
 
A decisão é assinada pelo juiz Marcel Queiróz Linhares, da Segunda Vara Federal de SInop, a 503 km da capital, e atende a um pedido feito pela diretoria da empresa responsável pela usina, após a ameaça de invasão de indígenas no local.
 
Segundo consta na decisão, a presença da Força Nacional visa evitar danos ao patrimônio e garantir o direito de ir e vir dos funcionários da usina.
 
Em julho deste ano, índios da etnia Mundukuru invadiram o canteiro de obras da usina e passaram quatro dias ocupando o local. Os índios alegam que a construção traz impactos à cultura indígena.

No ano passado, uma engenheira e seis operários que trabalham na construção da usina hidrelétrica foram mantidos reféns dos índios da etnia Kayabi , na aldeia Kururuzinho, próxima ao município de Alta Floresta. Na época, os indígenas reclamam da contaminação do rio após um vazamento de óleo na região.
 
A usina
A hidrelétrica São Manoel começou a ser construída em 2014. Segundo a empresa responsável pela usina o prazo previsto para conclusão da obra é maio de 2018. Quando estiver pronta, seu reservatório terá uma área de 66 quilômetros quadrados, e capacidade de geração de 700 megawatts.
Imprimir