Imprimir

Imprimir Notícia

12/09/17 às 17:51

Cuiabá - Sessão cancelada por falta de quórum impede mais uma assinatura para a CPI de Emanuel Pinheiro

A manhã desta terça-feira (12) começou confusa na Câmara Municipal de Cuiabá. A ausência de 17 parlamentares impediu a abertura da sessão ordinária por falta de quórum, que exige a presença de, no mínimo, um terço dos vereadores, totalizando nove parlamentares – mas somente oito estavam presentes.
 
Apesar de não justificarem a ausência, a maioria dos vereadores que não foi à sessão desta terça-feira forma a base aliada do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), contra o qual existe em aberto, na Câmara Municipal, a propositura da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
 
A abertura da CPI visa investigar a quebra de decoro do chefe do Poder Executivo Municipal, por suposta participação em esquema de corrupção, enquanto Emanuel era deputado estadual.
Contudo, para abrir a CPI são necessárias nove assinaturas e até agora somente seis vereadores assinaram. 
 
O vereador Elizeu Nascimento (PSDC) sinalizou que seria o sétimo parlamentar a assinar, na sessão desta terça-feira. Este, conforme os oito parlamentares presentes na sessão de hoje, foi o motivo para que os demais 17 parlamentares se ausentassem da sessão ordinária.
 
RESPEITO – Para o vereador Gilberto Figueiredo, líder do PSB na Câmara Municipal, o cenário foi lastimável. “Mesmo estando presentes na Câmara, alguns vereadores evitaram a realização da sessão. Nem sequer deram uma justificativa aos vereadores presentes. Acredito que isso seja uma falta de respeito com os pares e, principalmente, com a população”.
 
Gilberto Figueiredo apontou que não se justifica a ausência de tantos vereadores em uma sessão ordinária. “Nós nos reunimos apenas duas vezes por semana para cumprir o expediente legislativo, em sessões que duram três horas. É lamentável que isso ocorra – a suspensão de sessão por falta de quórum – pois, manda um recado muito ruim para a população”, rechaçou o parlamentar.
 
“Nunca faltei às sessões e faço questão de chegar pontualmente no horário em cada sessão, afinal nós vereadores temos muito trabalho a fazer em uma Capital como Cuiabá. A Câmara Municipal não comporta atitudes antirrepublicanas”, dispara Gilberto.
Imprimir