Imprimir

Imprimir Notícia

29/08/17 às 20:25

Cuiabá - Veículo pega fogo em posto; chamas logo são controladas

Na manhã desta terça-feira (29.08), uma caminhonete pegou fogo no posto de revenda de combustíveis Santos Dumont, localizado na Avenida Governador Ponce de Arruda, ao lado do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.

O início das chamas se deu por conta de um cliente que usou isqueiro para acender um cigarro próximo de onde ocorria o abastecimento. O fogo se espalhou pela cobertura e atingiu outro veículo, o de uma funcionária.

Extintores foram utilizados e o Corpo de Bombeiros foi chamado para fazer o trabalho de rescaldo. O seguro também foi acionado. Não houve feridos e os danos atingiram a estrutura física, sendo a maior parte relacionada ao layout do posto.

Os colaboradores de postos são treinados para prevenir acidentes. Uma das capacitações aborda a Norma Regulamentadora de número 20 (NR20) do Ministério do Trabalho e Previdência Social, relativa à segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis. Nos treinamentos, os frentistas são orientados a solicitar aos clientes a desligarem o veículo e/ou descerem da moto, mas nem todos respeitam.

Próximo as bombas estão afixados adesivos que proíbem o consumidor de acender o cigarro ou utilizar o celular. A desatenção e a pressa são fatores que fazem os motoristas se descuidarem.

Além dos treinamentos, os postos contam com equipamentos modernos que inibem as chamas de se espalharem pela bomba e atinjam os tanques do estabelecimento. “É uma situação que logo ficou sob controle, mas que nos assustou. Fica este alerta todos os consumidores”, disse o proprietário do posto, Fábio Marques. 

Dia do combate ao fumo
 
O acidente ocorreu numa data de alerta : Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. 
Imprimir