Imprimir

Imprimir Notícia

21/08/15 às 23:47 | Atualizada: 21/08/15 às 23:55

Semana de ação social leva informações para mais de 400 alunos em São José do Xingu

Os projetos sociais, “De Bem Com a Vida” e “De Cara Limpa Contra as Drogas”, da Polícia Judiciária Civil, realizaram entre os dias 17 a 21 de agosto, no município de São José do Xingu, a “Semana de Ação Social Policial”. Durante os cinco dias, o evento promoveu várias atividades voltadas à redução do consumo de drogas e bebidas alcoólicas entre jovens. O outro ponto trabalhado foi a conscientização referente aos malefícios causados pelo consumo do álcool junto a crianças, adolescentes e indígenas.
 
Cerca de 400 alunos da rede pública de ensino, além de muitos comerciantes da cidade, participaram da programação, realizada pela equipe da Coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Civil, com apoio da Delegacia de Polícia da cidade de São José do Xingu.
 
Na manhã de segunda-feira (17.08), a equipe dos dois projetos da Polícia Civil notificou comerciantes de São José do Xingu, que vendem bebidas alcoólicas, para palestra sobre a venda de bebidas alcoólicas para menores pessoas menores de 18 anos. A atividade aconteceu na Câmara dos Vereadores.
 
Na terça-feira (18.08), outras duas palestras foram apresentadas para aproximadamente 200 alunos acompanhados dos professores, da Escola Municipal Maria Marlene de Morais, abordando os temas como Cidadania, Bulling, Pedofila, Drogas Lícitas e Ilícitas.
 
Já no terceiro dia, quarta feira (19.08), a equipe policial ministrou palestra  para todos os comerciantes de bebidas alcoólicas na Casa de Leis. Foram tratados assuntos relacionados à venda irregular de bebidas alcoólicas para menores de dezoito anos e indígena. E alertados sobre as irregularidades, normatizada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e na Lei 6.001/73 – Estatuto do Índio.
 
A ação teve como objetivo prevenir e orientar todos os comerciantes a observarem aos respectivos Estatutos, sendo importante combater o consumo precoce e abusivo de álcool por jovens e adolescentes. Além de estabelecer princípios que norteiem a elaboração de estratégias para o enfrentamento coletivo dos problemas relacionados ao consumo e venda de bebidas alcoólicas.
 
Na quinta feira (20.08), mais 200 alunos da Escola Municipal Maria Marlene Morais, participaram de duas palestras sobre os temas, Cidadania, Bulling, Pedofilia e Drogas Lícitas e Ilícitas.
 
Na ultimo dia de ação, sexta-feira (21.08), a equipe da Polícia Civil participou de entrevista na Rádio FM Continental de São José do Xingu, sendo promovido um dialogo informativo com a comunidade.
 
Ainda na oportunidade foi falado sobre os projetos sociais “De Bem Com a Vida” e “De Cara Limpa Contra as Drogas”, que tem caráter preventivo de sensibilizar a sociedade, no controle ao consumo de drogas e venda irregulares de bebidas alcoólicas, reduzindo assim os índices de criminalidade fomentados pela droga e álcool.
Imprimir