Imprimir

Imprimir Notícia

28/08/17 às 08:22

Brasileiras inventam calcinhas que dispensam absorventes descartáveis

Empreendedoras brasileiras criaram dois modelos de calcinhas absorventes, laváveis e reutilizáveis, que substituem o uso de produtos descartáveis durante a menstruação.

Dado que uma mulher normalmente tem em média 450 ciclos menstruais durante sua vida, essa invenção se torna uma escolha ideal por ser mais econômica e ter menos impacto no meio-ambiente.

Tecnologia totalmente brasileira

As criadoras da marca Herself são as estudantes de engenharia química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Raíssa Kist e Nicole Zagonel.

Um produto semelhante, chamado Pantys, foi lançado recentemente como a primeira marca brasileira especializada na tecnologia, mas as jovens afirmam que a Herself, que começou a ser desenvolvida em 2016, é a primeira calcinha absorvente totalmente desenvolvida no Brasil.

“A tecnologia é nacional, priorizamos a mão de obra local, a matéria-prima é adquirida de fornecedores gaúchos e do Brasil”, explicou Raíssa ao Portal Arauto FM.

Como funciona

A camada em contato com a região íntima é composta por um tecido tecnológico 100% algodão (mais indicado por ginecologistas) que possui um toque seco, para evitar a sensação de umidade. A camada intermediária é composta por um tecido tecnológico ultra-absorvente e com ação antimicrobiana, que irá reter toda a menstruação e evitar bactérias e fungos. A camada mais externa é impermeável para que não ocorram vazamentos.

Dois modelos já começaram a ser comercializados: um para fluxo intenso, que equivale a três absorventes descartáveis, e um para fluxo moderado, equivalente a um absorvente.
 

“O tempo de uso depende muito do fluxo, mas a média é de 12 horas, considerando a segurança e a saúde”, disse Raíssa.

As empreendedoras calculam que o tecido especial é 100% efetivo até 48 lavagens. Isso equivale a, aproximadamente, dois anos. Após este período, o tecido não terá as mesmas características funcionais de quando era novo, mas isso não impede seu uso como uma calcinha comum.

Compre

Por enquanto, o produto está disponível para pré-venda em uma plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo). No futuro, será vendido online.

Cada calcinha custa R$ 75, e pode ser adquirida aqui. O link ainda possui diversas explicações e detalhes sobre a tecnologia.

Outras dúvidas também podem ser esclarecidas na página da Herself. [PortalArauto]
Imprimir