Imprimir

Imprimir Notícia

25/08/17 às 18:16

Com apresentação no Plenário da Câmara, Coral UFMT Araguaia celebra os 17 anos

Aconteceu na noite do dia 24, no Plenário da Câmara Municipal de Barra do Garças (MT), o concerto em comemoração aos dezessete anos do Coral UFMT Araguaia, projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia. O grupo de coralistas liderado pelo professor da universidade e regente Marco Donisete Campos é composto por alunos de diversos cursos da instituição. Na ocasião, a apresentação com o tema “Caminho das Águas” fez os presentes refletirem sobre a importância do uso dos recursos naturais para o planeta.

Em relação à escolha do tema para as apresentações, o maestro do coral explica que "partiu de uma música gravada pela cantora Maria Rita, chamada ‘Caminho das Águas’”. Donisete ressalta a relevância de pensarmos o valor da água e sua iminente escassez, e com isso, darmos valor a este bem que, segundo ele, merece ser mais bem cuidado.

O repertório contou com clássicos da música popular brasileira. Além da canção tema, foram apresentadas ‘Cuitelinho’, tradicional peça do folclore matogrosensse e ‘Tesouro Transparente’, famosa no musical ‘Menino Gigante’, entre outras.

Público e participação
O cabeleireiro Lucimar Pereira, presente no evento, se disse feliz em poder acompanhar a apresentação e parabenizou a escolha do repertório. “Foi muito bom ter vindo ao concerto, às músicas cantadas são maravilhosas”. Sobre o tema das canções, ele destaca que é um assunto que deve ser mais discutido, “as pessoas precisam ter mais consciência sobre o que está acontecendo em nosso planeta, se não preservarmos a água, teremos problemas no futuro”, afirma.

Professor na UFMT Araguaia, Magno Silvestri, esteve no concerto e também reconhece ser necessário debater os assuntos ambientais. Ele aponta que “mesmo sendo uma temática especificamente ligada às águas, ao elemento da natureza puro, é possível perceber uma história social profunda nas canções”. O professor também elogia o grupo, ”o coral é regido com equilíbrio. Mesmo sendo leigo, percebo a organização no compasso das vozes masculinas e femininas”, finaliza.

Coralista, flautista e estudante de Letras na universidade, Ykaro Hariel conta que o ambiente no grupo é agradável. “O coral é um processo de socialização gratificante, precisamos trabalhar juntos e lutar pelo coletivo”. Para o acadêmico, se envolver com música pede disciplina, “cantar é uma diversão, mas é preciso ter responsabilidade com os ensaios”, diz. Sobre as canções do novo repertório, ele destaca “Sobradinho”, da dupla Sá e Guarabyra. “Esta música é a mais impactante, pois faz uma crítica à construção da barragem no Rio São Francisco, ela gera reflexão sobre os problemas hídricos da região”, conclui.

O Coral UFMT Araguaia é aberto a toda comunidade, não somente aos estudantes. Os ensaios acontecem na universidade, Unidade II, em Barra do Garças, terças e quintas-feiras, às 12h, Sala 223 (Próximo à Xerox).
Imprimir