Imprimir

Imprimir Notícia

13/08/17 às 16:41

Chove em Cuiabá após registro de altas temperaturas e clima de deserto

Choveu em Cuiabá neste domingo (13), após semanas de temperaturas altas e clima de deserto na capital. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registradas chuvas em áreas isoladas do município. A previsão é de que novas pancadas de chuva sejam registradas durante a noite e a partir do período da tarde até terça-feira (15).
 
Segundo dados do 9º Distrito de Meteorologia, a última ocorrência de chuva foi registrada em Cuiabá no dia 23 de maio deste ano, ou seja, há 81 dias. Um levantamento realizado do último trimestre pelo Inmet aponta que uma massa de ar seco se intensificou sobre a região Centro-Oeste, impedindo a formação de nuvens de chuva e colaborando para diminuir os índices de umidade relativa do ar.
 
Nos últimos dias, a umidade relativa do ar ficou em torno de 20%, de acordo com a Defesa Civil, o que fez com que o órgão emitisse um alerta para que a população diminuísse os esforços físicos - principalmente nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 14h - e ingerisse bastante líquido, para que o organismo não se desidrate durante o tempo seco.
 
Previsão
 
Apesar das pancadas de chuva registradas neste domingo, a previsão é de que as altas temperaturas se mantenham na capital durante a próxima semana.
 
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão é de clima parcialmente nublado, com temperatura máxima de 37º C até terça-feira (15) e possibilidade de pancadas de chuvas isoladas sempre a partir do período da tarde.
Imprimir