Imprimir

Imprimir Notícia

01/07/15 às 09:16 | Atualizada: 01/07/15 às 17:22

Estado terá 2.600 novos profissionais de Segurança Pública em 2015

Até o final de 2015 o Governo de Mato Grosso irá colocar nas ruas cerca de 2.600 novos Policiais Militares, Civis e soldados do Corpo de Bombeiros, oriundos do último concurso público realizado pelo Estado para a área da Segurança. Deste total, 1.062 profissionais da segurança pública foram apresentados à sociedade nesta terça-feira (30.06) pelo governador Pedro Taques. Até agosto deste ano eles já estarão atendendo a população em todas as regiões do Estado.

Os profissionais foram aprovados no concurso realizado em 2014 e fazem parte do compromisso do governo de valorizar a segurança pública do Estado. Segundo o governador Pedro Taques, a partir de agora cada município de Mato Grosso terá no mínimo cinco policiais. “Estamos trazendo para as forças de segurança homens e mulheres que buscam a paz e a tranquilidade. Vamos melhorar a segurança, mas muito ainda terá que ser feito para chegar onde precisamos. Estes profissionais vão atender a todo Mato Grosso”, afirmou Taques.

O Governo de Mato Grosso também investiu em equipamentos para viabilizar o trabalho destes profissionais. Segundo o secretário de segurança pública, Mauro Zaque, foram adquiridos 1.200 pistolas, 3.000 coletes a prova de bala e 300 veículos que serão entregues nos próximos 30 dias. “Esse evento é impar por que demonstra a preocupação do governador com a segurança. Não podemos colocar em prática nossa política de segurança pública sem esses profissionais”, explicou Zaque.

A investigadora de polícia Tatiane Maciel concluiu o curso de formação da PJC e irá exercer sua função na região de Água Boa “É um momento muito esperado quando vamos por em prática o que estamos aprendendo na academia. Vamos exercer nossas tarefas com muita dedicação e vontade para ajudar Mato Grosso”, comemorou.

Reforço
Ao todo participaram da cerimônia de apresentação 615 alunos soldados da Polícia Militar, 300 investigadores da Polícia Judiciária Civil e 147 alunos soldados do Corpo de Bombeiros que irão compor os quadros funcionais da Segurança. Desde o começo de maio 150 escrivães e 150 investigadores do mesmo concurso concluíram a Academia de Polícia e já estão trabalhando nas unidades da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Além disso, no último dia 19 de junho, mais 200 aprovados e classificados do concurso público do Corpo de Bombeiros foram convocados para início do Curso de Formação de Alunos Soldado em 2 de julho de 2015.

Na oportunidade, Taques assinou um documento no qual o Estado de Mato Grosso se compromete em convocar 1.250 profissionais para integrar os quadros da Segurança Pública de Mato Grosso. O documento também prevê a abertura de concurso para 130 delegados e 160 profissionais da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Observada a capacidade orçamentária e financeira, o governador autorizou a convocação de 600 profissionais da PM para iniciar o curso de formação no mês de setembro de 2015. Para Politec serão nomeados dez candidatos para o cargo de Perito Criminal e quatro para desempenharem a função de Médico Legista. O governador Pedro Taques garantiu ainda a abertura de concurso público para o preenchimento de 100 vagas de papiloscopista e 60 de técnico em Necropsia.

Os quadros da Polícia Judiciária Civil receberão o reforço de 413 candidatos classificados para escrivão e investigador de polícia no último concurso. O governador anunciou ainda a abertura de concurso público para a contratação de 130 novos delegados de polícia para o Estado. 
Imprimir