Imprimir

Imprimir Notícia

14/06/17 às 22:29

Canarana - Indígenas e Empresário firmam parceria de exclusividade e conseguem autorização para explorar atividades turísticas

A pousada recanto do Xingu através da Funai conseguiu algo inédito para o turismo de Canarana. O empresário Thiago Abreu de Oliveira conseguiu com exclusividade uma parceria entre a pousada e a Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu para a realização de atividades de etnoturismo e ecoturismo de pesca esportiva. As atividades começaram a valer desde segunda feira (12).

As anuências foram assinadas pelo presidente interino da Funai, Franklimberg de Freitas, e permitem à associação indígena e seu parceiro, no caso a Pousada Recanto do Xingú a realização de atividades de visitação para fins turísticos nesses territórios. O documento possui caráter experimental e tem validade de um ano.

Conforme o empresário, essa conquista foi dada depois de mais de 15 meses de luta e várias parcerias firmadas ao longo desse tempo. Após um trabalho bem elaborado e apresentado em Brasília pelos técnicos e representantes da aldeia eles finalmente obtiveram êxito com o projeto.

De acordo com Thiago, inicialmente a anuidade permitirá que três barcos entrem nas terras para atividades etnoturisticas e de pesca esportiva, todas as visitas feitas serão supervisionadas pelos próprios representantes da aldeia e permitirá que as pessoas conheçam um pouco mais sobre a cultura dos indígenas e também pratiquem a pesca esportiva, essas atividades poderão ser realizadas até três vezes por semana sempre com horário de entrada e de saída preestabelecido e constantemente representantes da Funai farão o acompanhamento e pesquisas sobre os impactos ambientais que essas atividades poderão acarretar. A proposta ainda está em fase experimental e se tudo ocorrer conforme o planejado a quantidade de barcos e dias poderão ser aumentados no decorrer do tempo.

Isso é algo inovador e histórico para os amantes de pesca esportiva e etnoturismo e só tem a beneficiar nosso município e também a proximidade com os indígenas de nossa região. O empresário nos disse também que espera que projetos como este sirvam de exemplo para que outras pousadas busquem alternativas como esta para a continuidade do projeto e até mesmo engrandecimento cultural.

Em publicação no site oficial da Funai, as anuências, expedidas à Associação Pequizal do Naruvôtu e à Associação Floresta Protegida (AFP), integram as autorizações para a finalidade decorrentes da publicação da Instrução Normativa que regula o tema (IN nº03/2015). Tendo por objetivo “a valorização e a promoção da sociodiversidade e da biodiversidade, por meio da interação com os povos indígenas, suas culturas materiais, imateriais e o meio ambiente, visando à geração de renda, respeitando-se a privacidade e a intimidade dos indivíduos, das famílias e dos povos indígenas, nos termos por eles estabelecidos”, a referida IN estabelece as normas e diretrizes relativas às atividades de visitação para fins turísticos em Terras Indígenas.

Para o presidente interino da Funai, o apoio às atividades turísticas em Terras Indígenas vai ao encontro da missão institucional da autarquia. “A Funai tem como missão garantir os direitos dos povos indígenas e proteger suas terras. Dentro disso, é muito importante apoiar ações de geração de renda, ainda mais na área do turismo, já que os indígenas, como ninguém, sabem cuidar dos rios, dos peixes e do meio ambiente, o que atrai cada vez mais turistas em razão da preservação desses ambientes e da cultura singular dessas populações”, declarou.
Imprimir