Notícias / Agricultura

10/06/17 às 15:22

Regularização Fundiária - Deputado Baiano Filho propõe Grupo de Trabalho para ações sistematizadas

Naiara Martins

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Regularização Fundiária - Deputado  Baiano Filho propõe Grupo de Trabalho para ações sistematizadas

Foto: Assessoria

O deputado Estadual Baiano Filho (PSDB) se reuniu nesta sexta-feira, 09, com o prefeito de Confresa, Ronio Condão, vereadores, líderes locais e comunidade em geral para debater a regularização fundiária no município de Confresa e região Norte Araguaia. A audiência pública foi requerida pelo deputado Estadual Valdir Barranco e realizada em um espaço para eventos, localizada na saída para Vila Rica.

Baiano contextualizou seu trabalho desenvolvido pela região no sentido de acelerar a resolução dos conflitos agrários, causados pela disputa de terras e pela insegurança jurídica. O parlamentar possui um histórico bastante intenso de trabalho pela regularização fundiária nas regiões Norte e Araguaia, a exemplo dos grupos de trabalho formados para solucionar a situação dos Assentamentos ‘Zumbi dos Palmares’, no município de Claúdia, e sua atuação emblemática em favor dos Assentamentos Gleba Macife e Bordolândia, em Bom Jesus do Araguaia, onde um grupo de trabalho foi formado para cobranças sistematizadas junto ao Intermat e INCRA, inclusive com diversos encontros em Brasília. No caso de ‘Zumbi dos Palmares’, o grupo liderado por Baiano levou as discussões a nível de Ministério Público Federal (MPF), evitando o despejo de mais de 160 famílias.

Emblemática também foi a participação de Baiano Filho, nos anos de 2012 e 2013, no caso da Gleba Suiá-Missú, na defesa das famílias que ocupavam uma área de 165 mil hectares, alvo de litigio com índios da nação Xavante, entre os municípios de Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia.   

Baiano se colocou à disposição de Barranco, para juntos formatar um grupo de trabalho com foco especifico na regularização fundiária urbana no Araguaia. “O Araguaia tem sofrido restrições na contratação de créditos para melhorias e obras de reforma e construção, exatamente pela insegurança jurídica gerada pela falta de escritura, o que não é diferente na zona rural, onde a falta de certidão tem impedido os produtores de efetivarem créditos para custeio da produção. A casa própria é um direito fundamental do cidadão, e nosso dever trabalhar pela garantia desse direito. Já me coloquei a disposição do deputado Barranco”, definiu Baiano Filho.
  • Regularização Fundiária - Deputado  Baiano Filho propõe Grupo de Trabalho para ações sistematizadas
  • Regularização Fundiária - Deputado  Baiano Filho propõe Grupo de Trabalho para ações sistematizadas
  • Regularização Fundiária - Deputado  Baiano Filho propõe Grupo de Trabalho para ações sistematizadas

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet