Notícias / Justiça

06/06/17 às 07:34 / Atualizada: 06/06/17 às 07:42

Causas de suicídios de índios Karajá são investigadas pelo MPF em MT

De acordo com o Dsei Araguaia, 49 índios tiraram a própria vida entre 2002 e 2017. Pedido do MPF-MT, tem objetivo de investigar possível aumento nos casos.

André Souza, G1 MT

Edição para ÁguaBoaNews, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Causas de suicídios de índios Karajá são investigadas pelo MPF em MT

Povo da etnia Karajá, que vive em Mato Grosso, Tocantins e Goiás

Foto: Acervo Funai/Divulgação

Considerando o aumento dos casos de suicídio de indígenas da etnia Karajá, na região de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, o Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF-MT) instaurou procedimento para apurar os motivos dos casos registrados. De acordo com o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Araguaia, 49 índios tiraram a própria vida, entre os anos de 2002 e 2017. Desse total, 46 são homens e três são mulheres.
 
O documento é assinado pelo procurador Rafael Guimarães Nogueira. No despacho, ele cita como maior preocupação do MPF-MT, o “aumento de casos de suicídios” entre os índios jovens.
 
Em um ofício, como resposta ao órgão, o coordenador do Dsei Araguaia, Antônio Fernando Ferreira, afirmou que a instituição, tem tomado providências diante dos casos registrados.
 
No documento, ele cita a realização de eventos nas comunidades indígenas para “reduzir o uso abusivo de álcool e outras drogas e a incidência de tentativa de suicídio”. Ele alega ainda que uma equipe de saúde mental foi contratada para trabalhar nas comunidades.
 
Ao todo, na região moram cerca de 5 mil habitantes indígenas, distribuídos em sete etnias e cerca de 39 aldeias. O Dsei Araguaia, com sede em São Félix do Araguaia, a 1.159 km de Cuiabá, atende municípios de Tocantins, Mato Grosso e Goiás.
 
Para a professora do curso de ciências sócias da Universidade Federal de Goiás (UFG), Mônica Thereza Soares Pechincha, a causa dos suicídios ainda não é muito clara. No entanto, em estudo publicado por ela, a “entrada da globalização” nas aldeias é apontada como possível motivo.
 
No artigo, “O suicídio Karajá fora da lei: reflexos acerca da vinculação entre norma civilizatória e vontade de existir”, a professora entrevista professores indígenas da etnia Karajá sobre a ‘epidemia’ dos suicídios. Para eles, o acesso aos meios de comunicação, a intensificação da educação escolar abriram portas com o mundo dos brancos e os modelo de consumos.

“Como dizem, o dinheiro está criando classes sociais nas aldeias e não poder adquirir certos bens estaria tornando os jovens entristecidos e levando-os a não desejar viver”, diz trecho do artigo.

 
Ainda no estudo, a professora afirma que o alcoolismo não é colocado como causa inconstestável das mortes. Segundo ela, nem todos que se suicidaram faziam o uso de bebidas alcoólicas. “Ao contrário, muitos dos jovens que morreram eram quietos e comportados”.
 
Um dos professores entrevistados compara os suicídios com uma epidemia. “Como a gente vai controlar isso? A primeira pessoa que se suicidou foi na minha família. Depois de Itxalá [nome da aldeia], parecia gripe, aconteceu uma epidemia. Houve um tempo que era um atrás do outro, parecia que o mundo estava se acabando”.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet