Notícias / Justiça

26/05/17 às 20:25

Defensoria Pública em Nova Xavantina obtém liminar em favor de servidores municipais

Paulo Radamés da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Defensoria Pública em Nova Xavantina obtém liminar em favor de servidores municipais

Defensor Público Eduardo Ladeia

Foto: Assessoria

O Núcleo da Defensoria Pública em Nova Xavantina, por meio da atuação do Defensor Eduardo Ladeia, obteve uma liminar importante em Ação Civil Pública ajuizada contra o município para os servidores que constavam em lista de débitos tributários.

A prefeitura havia retido os salários de abril dos servidores que estavam em atraso com o IPTU, além de ter realizado outras medidas abusivas, como diferenciar a data de pagamento entre servidores em débito e adimplentes.

O Defensor ajuizou a ação para que a diferenciação acabasse, e também que a retenção fosse extinta, por se tratar de verbas alimentares. “Em razão da flagrante ilegalidade da retenção, já que é direcionada a alguns servidores e não a todos, com caráter pessoal e através de mecanismos ilegítimos, visto que há outros meios para coibir o pagamento do tributo, como a execução fiscal, impossível o tratamento diferenciado entre os servidores”, diz trecho da peça.

Em sua apreciação o juízo da comarca concedeu a liminar, ressaltando que a decisão da prefeitura viola o princípio da impessoalidade, previsto no art. 37, parágrafo 6º da Constituição Federal, e fixou multa diário no valor de R$ 10 mil reais em caso de descumprimento. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet