Notícias / Cidades

24/05/17 às 17:33

Parcerias fomentam a implantação de câmeras de videomonitoramento na região do Araguaia

Dayanni Ida | Sesp-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cinco municípios da região do Baixo Araguaia devem integrar a rede de videomonitoramento do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) ainda este ano. Parcerias firmadas entre o Estado, órgãos municipais e empresas privadas devem fomentar a execução do projeto com a instalação de câmeras de videomonitoramento.

As reivindicações partiram dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consegs) dos municípios de Canarana, Alto Boa Vista, Canabrava do Norte, Vila Rica, Porto Alegre do Norte e foram apresentadas à Coordenadoria de Polícia Comunitária da Sesp em um ciclo de visitações realizado na região, no período da última edição da Caravana da Transformação, em Porto Alegre do Norte.

Segundo o gerente de Polícia Comunitária da Sesp, tenente-coronel PM Siziéboro Elvis de Oliveira, a proposta feita pelos Consegs é uma busca pela prevenção primária à violência e de apoio a atuação das forças de segurança na região.

“Com a inserção dos municípios à rede videomonitoramento, as cidades ganham mais espaço e visibilidade junto ao Estado. O monitoramento dessas áreas, possibilita auxiliar nos trabalhos realizados pelas polícias à sociedade”, disse o tenente-coronel.

Parcerias firmadas entre órgão municipais e empresas privadas devem fomentar a execução do projeto. Em contrapartida, a Sesp vai auxiliar na execução do projeto. O monitoramento será feito pelas Polícia Militar de cada região.

“O trabalho realizado pelo Ciosp vai auxiliar na identificação dos locais de riscos e de vulnerabilidade nesses municípios. Com essa percepção, teremos mais amparo para desenvolver projetos e ações de acordo com a necessidade de cada região”, acrescentou o coronel.

Uma equipe técnica já iniciou as visitas os municípios para identificação das áreas prioritárias. Responsável pelo desenvolvimento de projetos de videomonitoramento da Sesp, o sargento BM Leandro Alves destaca a importância da atuação ‘in loco’ durante o planejamento do projeto.

“Com a visita aos municípios é possível desenvolver um projeto de acordo com a necessidade de cada lugar. Desse modo, o atendimento às demandas da população é realizado com qualidade e a Segurança Pública atua pontualmente”, explicou Leandro.

Presidente do Conseg de Porto Alegre do Norte, Márcia Tasca acredita que a implantação do sistema vai prevenir ações criminosas que vem aumentando na região.

“Ações criminosa vem crescendo na nossa região e nosso compromisso, enquanto conselheiras, é de sermos os ‘olhos’ do povo junto às unidades de Segurança e é pensando em toda a comunidade que insistimos nessa demanda” disse Márcia.

Mato Grosso conta com 112 Consegs ativos atuando na mobilização da sociedade em parceria com as forças de Segurança Pública, na identificação e apontamento de locais de riscos de vulnerabilidade e no desenvolvimento de projetos e ações sociais de prevenção à criminalidade.

Videomonitoramento

O sistema começou a operar em 2007, quando a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), instalou nove câmeras na região central de Cuiabá. Após dois anos, o uso da tecnologia foi expandido para outros pontos da capital e se estendeu até Várzea Grande. Atualmente possui 103, câmeras em funcionamento.

O sistema de videomonitoramento visa prevenir e inibir as atividades ilícitas, cooperar para a redução no índice de criminalidade e registrar imagens para posterior serviço de investigação.

A ferramenta contribui ainda para aperfeiçoar as atividades preventivas do policiamento ostensivo, agilizar as atividades repressivas durante o acontecimento de atividades ilícitas e aumentar a sensação de segurança do cidadão.

O Centro Integrado de Segurança Pública está vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A unidade foi iniciou as atividades em dezembro de 2004 com a finalidade de atender as demandas sociais relacionadas à Segurança Pública, auxiliando na atuação das forças.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet