Notícias / Negócios

23/05/17 às 11:27

Cartão de Crédito - Sicredi tem taxas menores para o parcelamento do rotativo

Instituição financeira cooperativa divulga as novas regras para o pagamento do saldo devedor do cartão e oferece o parcelamento da fatura com condições mais vantajosas que o rotativo

Paola Carlini, Ícone

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cartão de Crédito - Sicredi tem taxas menores para o parcelamento do rotativo

Foto: Assessoria

As mudanças nas regras para uso do rotativo do cartão de crédito reduziram as taxas de juros cobradas dos consumidores em 50,4%, comparando a taxa do rotativo com a do parcelamento. Levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) mostra que a taxa média do rotativo caiu 50,5% no primeiro mês de vigência da Resolução 4.549 do Banco Central, baixando de 455,1% ao ano (15,4% ao mês) no fim de março para 225,4% ao ano (10,3% ao mês) na primeira semana de maio. A pesquisa considera as seis principais instituições financeiras do país.

Para os associados do Sicredi, instituição financeira cooperativa com 3,5 milhões de associados e presente em 20 estados brasileiros, a redução nas taxas cobradas é ainda maior, chegou a 54,5%. Enquanto o mercado cobrava em média 15,4% ao mês, os associados do Sicredi já tinham juros de 11% no rotativo, taxa que cai para até 7% para os associados que optam pelo parcelamento do saldo devedor.

Em vigor desde 3 de abril, a Resolução 4.549, do Banco Central, dispõe sobre o financiamento do saldo devedor da fatura do cartão de crédito e de demais instrumentos de pagamento pós-pagos. Ela prevê que o consumidor pode usar o rotativo do cartão por apenas 30 dias. Caso não quite a fatura integral, ele adere automaticamente ao parcelamento.

Associados do Sicredi que usarem o rotativo em um mês receberão no mês seguinte uma oferta para parcelar a fatura, com condições mais vantajosas do que o rotativo, caso optem pelo pagamento entre o mínimo e o máximo da fatura. São 10 opções de parcelamento aos associados pessoa física, de duas a 12 parcelas. Para pessoa jurídica, há a alternativa de parcelar o pagamento em 12 vezes. O valor total da parcela paga pelo associado será composto por saldo do rotativo, mais as compras do mês, além de encargos/juros. O parcelamento ofertado é o do valor total da fatura.

O gerente de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Centro Norte, Fábio Marcelo Antunes dos Santos, frisa que, ao pagar um valor abaixo do total da fatura, no mês seguinte o associado receberá uma proposta de parcelamento e todos os valores serão detalhados na fatura, incluindo aqueles referentes às compras do mês, o valor da parcela a ser paga pelo uso do rotativo, mais os encargos financeiros da operação.

Caso o associado pague novamente o mínimo, uma nova proposta de pagamento parcelado será gerada. “A vantagem disso é que o associado tem o detalhamento das operações na fatura e pode controlar o pagamento, se organizando melhor financeiramente. Vale lembrar que o parcelamento está dentro do limite do cartão de crédito”.

Fábio Santos afirma ainda que, o Sicredi orienta os associados a usarem o cartão de crédito da melhor forma possível, de maneira disciplinada e visando a educação financeira. “Por isso nos adequamos às normas do Banco Central, para oferecer mais uma opção ao associado, dando a ele a possibilidade de efetuar o parcelamento dentro do seu limite. Orientamos o uso consciente e responsável do dinheiro”.

Taxa de juros – A Resolução do Banco Central levou as instituições financeiras a readequarem as taxas de juros cobradas nas operações com cartão de crédito. O uso do rotativo ficou limitado a 30 dias, cuja taxa média de juros praticada no mercado era de 15,4% ao mês. Com a Resolução, a taxa média do parcelamento praticada no mercado estava em 11% ao mês, sendo que no Sicredi chega à média de 7%, uma redução de 54,5% em relação à taxa do rotativo.

O gerente de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Centro Norte, Fábio Santos, acrescenta ainda que o parcelamento do saldo devedor tem o objetivo de reduzir o endividamento dos consumidores, decorrente do uso indiscriminado cartão de crédito, e consequentemente a inadimplência e a restrição nos órgãos de proteção ao crédito.

Mais informações estão disponíveis no espaço do Sicredi no site da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) no endereço eletrônico www.abecs.org.br/novorotativo/.
 
Sobre o Sicredi
 
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,5 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 20 estados*, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.  Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  
 
*Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
 
O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem cerca de 363 mil associados, com 164 agências em 130 municípios.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet