Notícias / Negócios

17/05/17 às 09:25 / Atualizada: 17/05/17 às 09:31

Seminário visa tornar indústria mato-grossense mais competitiva

Inscrições pelo site do Sindenergia-MT até dia 19 de maio

Junior Martins

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Seminário visa tornar indústria mato-grossense mais competitiva

Foto: Eliel Tenório

O custo da energia elétrica é fator de impacto na produtividade e competitividade da indústria brasileira e isso torna imprescindíveis os investimentos em eficiência energética. E esse será um dos temas tratados no 8º Seminário de Energia – Ideias Sustentáveis e Eficiência Energética, organizado pelo Sindenergia-MT (Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso), de 22 a 24 de maio, na Fiemt, em Cuiabá.

Para o presidente do Sindenergia-MT, José Antônio de Mesquita, existem três caminhos para quem busca reduzir o consumo de energia elétrica de um empreendimento. Segundo ele, o primeiro seria a modernização dos equipamentos e materiais que compõe o sistema energético do empreendimento. O segundo seria o aperfeiçoamento do processo produtivo. E o terceiro seria realizar ambas as ações citadas anteriormente. E ele dá exemplos de como fazer.

“A redução do consumo energético pode ser obtida de várias formas. Por exemplo, com a substituição de dispositivos de iluminação por outros mais eficientes, como lâmpadas eficientes, luminárias com melhor refletância, reatores eletrônicos, sensores de presença, temporizadores e outros. A adoção de medidas dessa natureza reduz custos, melhora competitividade, aumenta produtividade, reduz custos em manutenção e aumenta a vida útil dos sistemas”, diz Mesquita.

Dentre os assuntos que serão tratados no seminário está uma palestra com o título “Eficiência energética como indutora da competitividade na indústria”, que será ministrada pelo ex-presidente da SBPE (Sociedade Brasileira de Planejamento Energético), no dia 23.05, das 16 às 17h, e também há um minicurso intitulado “Eficiência energética – Gestão de consumo na indústria”, dado pelo coordenador do Niepe, Ivo Leandro Dorileo, em 24.05, das 08 às 10h15. 

Serviço

A abertura do VIII Seminário de Energia ocorrerá, no dia 22 de maio, às 19h30, no auditório do Sistema Fiemt (Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso), que fica localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 4.193, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Inscrições gratuitas pelo site do Sindenergia-MT e mais informações nos telefones (65)3644-3443 e 99801-3443.


Programação em anexo!
 
  • Seminário visa tornar indústria mato-grossense mais competitiva
  • Seminário visa tornar indústria mato-grossense mais competitiva
  • Seminário visa tornar indústria mato-grossense mais competitiva
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet