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11/05/17 às 20:41

Canarana - Estradeiro encontra uma empreiteira trabalhando nas MTs 326 e 020

Rafael Govari, O Pioneiro

Edição para ÁguaBoaNews, Clodoeste Kassu

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Canarana - Estradeiro encontra uma empreiteira trabalhando nas MTs 326 e 020

Foto: Rafael Govari, O Pioneiro

Produtores rurais de Canarana, Querência, Gaúcha do Norte, Paranatinga e Primavera do Leste, participaram ontem, quarta-feira, 10, de um estradeiro pelas rodovias estaduais 326 e 020, para verificar a situação das mesmas e a execução ou não das obras. Também participaram autoridades políticas e representantes de entidades.

A MT-326 tem 37 km e liga Canarana à BR-158. Foi asfaltada há mais de 14 anos e apresenta muitos buracos. O Governo do Estado liberou no ano passado a Ordem de Serviço para o recapeamento da rodovia, num investimento superior a 8 milhões de reais. Porém, a empreiteira Base Dupla realizou um serviço parcial considerado ruim, fazendo a fresagem (retirada da camada asfáltica) em demasia da rodovia sem tampar por etapas, o que acabou deixando mais pontos abertos do que antes do início das obras. A falta de qualidade do serviço dessa obra milionária mobilizou 15 entidades locais, que cobraram do Governo do Estado o cancelamento do contrato com a Base Dupla, o que foi prontamente atendido pelo secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra) Marcelo Duarte e pelo governador de Mato Grosso Pedro Taques.

Vencidos os trâmites burocráticos, neste início de maio a Sinfra emitiu no dia 03 Ordem de Serviço para reinício dos trabalhos de restauração dos 37 km da rodovia asfaltada. A Ordem de Serviço é assinada pela engenheira Paula Janayna Fenerich, superintende de execução e fiscalização de obras da Sinfra, e pelo engenheiro Marcos Catalano Correa, secretário adjunto de obras da Sinfra. A Ordem de Serviço é direcionada a empreiteira Tripolo. Segundo informações, a rodovia receberá o chamado CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) de 3 cm, mas as autoridades locais e produtores acham necessária que a espessura do CBUQ seja de 5 cm, mais resistente, que consequentemente, dará maior qualidade e maior durabilidade ao asfalto.

O estradeiro saiu de Canarana as 7h30 e primeiramente percorreu os 37 km da MT-326. Foi constatado muitos pontos de buracos e pontos de fresagem abertos. A reivindicação para 5 cm de revestimento é importante porque todo o tráfego do Médio e Baixo Araguaia até Cuiabá, em breve adentrará pela MT-326, seguindo adiante pela MT-020, que liga Canarana a Paranatinga.





A MT-020 fez parte da segunda etapa do estradeiro. A comitiva saiu da cidade as 10h00, após retorno da 326. Dos 270 km da rodovia, 80 km a partir de Canarana estão asfaltados. Outros 20 km após esse trecho estão com obras paradas. Os 100 primeiros km estão sob responsabilidade da empresa Rodocon, que aguarda por parte do Governo do Estado aprovação de readequações no projeto. Os 70 km na sequência estão com obras paradas. Esse trecho estava sob responsabilidade da empreiteira Base Dupla, que construiu 23 km de asfalto, de qualidade questionável. Aparentemente essa construtora abandonou as obras. Os últimos 100 km, até Paranatinga, estão sob a chancela da empreiteira Zopone, que está com os trabalhos a todo o vapor e promete entregar todo o trecho até o final deste ano.


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Nesta quinta-feira, 11, autoridades políticas de Canarana irão entregar um ofício na Sinfra solicitando a mudança do revestimento na MT-326 (desde que isso não impeça o reinício dos trabalhos) e cobrando agilidade para reinício dos trechos parados da MT-020. O Governo do Estado, através do secretário Marcelo e do governador Pedro Taques, tem transformado o Mato Grosso em um canteiro de obras, melhorando principalmente a logística em todas as regiões. Porém, a demora nas obras nas MTs 326 e 020 atrasa o sonho de tornar Cuiabá como capital de fato da região Araguaia. Essas rodovias encurtarão o trajeto com Cuiabá em 200 km. O estradeiro serve como um auxílio ao Governo do Estado para ajudar na solução dos problemas.

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