Notícias / Educação

10/05/17 às 17:58

Cursos livres são os mais procurados na modalidade EAD

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cursos livres são os mais procurados na modalidade EAD

Foto: Divulgação

Os cursos a distância são muito procurados por pessoas que precisam ou preferem ter flexibilidade de dias e horários de estudo e por pessoas que desejam realizar um baixo investimento – o preço dos cursos EAD é menor do que o de cursos presenciais porque eles não precisam de estrutura física. Há várias modalidades que os alunos podem escolher. A mais procurada, de acordo com a Abed (Associação Brasileira de Ensino a Distância), são os cursos livres.

            Segundo o Censo Abed de 2015, das 3 milhões de pessoas matriculadas no ensino superior, um terço delas estava inserida no EAD. A pesquisa, realizada em parceria com o Ministério da Educação, também descobriu que as pessoas buscam o ensino a distância para atualizar os conhecimentos de uma determinada área, para se aperfeiçoar em um tema específico e para se capacitar. Nesses últimos casos, os números comprovam que a modalidade mais procurada é de cursos livres, com 19.873 pessoas de um total de 25.166 matriculadas para esses fins.

            A modalidade tem muita popularidade porque não exige o aval do MEC, ao contrário da graduação, pós-graduação e especialização. Isso, contudo, não quer dizer que os cursos são de baixa qualidade, pelo contrário – eles devem seguir parâmetros mínimos estipulados pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). As instituições sérias possuem conteúdos de qualidade, atualizados e bons métodos avaliativos.

            Os cursos de aperfeiçoamento são voltados para profissionais que já trabalham em uma área específica, mas que precisam se aperfeiçoar em algum assunto dentro do campo de atuação. Já os cursos de atualização são voltados para as pessoas que precisam se atualizar sobre a ocupação em que estão, como novas regras, termos, técnicas e métodos de trabalho. Por fim, os cursos de capacitação são indicados para quem deseja adquirir novas habilidades e crescer dentro da em empresa em que está. Alguns exemplos são cursos ligados à tecnologia e cursos de idioma.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet