Notícias / Governo de MT

13/08/15 às 23:12 / Atualizada: 13/08/15 às 23:16

Segurança inicia visitas aos municípios sedes das Regiões Integradas

LIDIANA CUIABANO

Assessoria/Sesp-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Uma comitiva da Segurança Pública iniciou as visitas às cidades que serão sedes das Regiões Integradas da Segurança Pública (RISP). O objetivo, nesse primeiro momento, é conversar com as instituições de Segurança Pública desses municípios para apresentar o trabalho que a Secretaria de Segurança irá implantar e ouvir contribuições para melhorias do projeto. 

As primeiras sedes visitadas foram Vila Rica e Água Boa, na segunda e terça-feira (10 e 11.08). Nas duas cidades, o grupo liderado pelo secretário adjunto de Ações Integradas da Sesp, coronel PM Joelson Sampaio, se reuniu com os comandantes da Regional, batalhões e companhias da Polícia Militar, delegados municipais e regionais da Polícia Judiciária Civil, além de comandantes do Corpo de Bombeiros e representantes da Politec. 

Durante o encontro, foram feitos diagnósticos de cada RISP e explicado de que forma a Secretaria de Segurança pretende estabelecer as metas de redução de criminalidade e índices de produtividade. Além disso, também foi apresentada a ferramenta que está sendo desenvolvida para monitorar todas as ações em tempo real. 

“As autoridades locais se mostraram muito receptivas com o novo modelo que está sendo implantado e entenderam a necessidade de ter uma qualidade maior no monitoramento das ações de segurança”, disse o secretário adjunto de Ações Integradas da Sesp, coronel PM Joelson Sampaio. 

A comitiva também se reuniu com representantes do Ministério Público e Poder Judiciário que atuam nas varas criminais das cidades para que conheçam o que o Estado está planejando dentro deste novo modelo de gestão e também inserir essas instituições na nova política da segurança pública. 

Recentemente, o grupo que visita os municípios também esteve no Rio de Janeiro, Goiás e Pernambuco para conhecer as experiências bem sucedidas dos modelos de Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) e Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) nestes estados. A equipe mato-grossense também conheceu as metodologias de estabelecimento de metas e monitoramento de resultados, que ajudaram na construção do modelo que será implantado em Mato Groso. 

A criação da RISP é uma das metas estabelecidas no acordo de resultados da Segurança Pública, assinado no dia 09 de julho, no lançamento do Transforma Mato Grosso. O decreto nº 183, que institui as 15 Regiões Integrada
s de Segurança, foi assinado pelo governador Pedro Taques no dia 08 de julho e publicado no Diário Oficial do Estado que circulou no dia 09 de julho. O novo modelo de gestão da Segurança Pública adotado pelo Estado possui três eixos principais: integração, regionalização e gestão por resultados. 
 
A Região Integrada de Segurança Pública é a compatibilização das áreas dos comandos regionais da Polícia Militar com as delegacias regionais da Polícia Civil e as comarcas do Poder Judiciário. A partir do estabelecimento das RISPs, serão designados os representantes de cada instituição como responsáveis por alcançar as metas. “Será a eles que a Secretaria de Segurança Pública irá se reportar quando as metas não forem atingidas”, detalhou o coronel PM Joelson Sampaio. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet