Notícias / Agronegócios

13/08/15 às 17:48 / Atualizada: 13/08/15 às 17:52

Senepol com marmoreio é na Senepol Nova Vida

Pioneira promove primeiro leilão de doadoras da raça atestadas em prova de avaliação de carcaça e qualidade de carne

Pec Press

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Pioneira no Brasil com o Senepol e fundadora da hoje denominada Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCBS), mais uma vez a Senepol Nova Vida mostra atenção às demandas da pecuária mundial. Por este motivo, em 3 de setembro, no 2º Leilão Elite Senepol Nova Vida & Convidados, que será realizado no tatersal do Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia (MG), às 20h, com transmissão do Canal Rural, será possível conhecer um trabalho inédito na raça que nasceu nas Ilhas Virgens/Caribe.

As 35 doadoras de prefixo “JAJ” em oferta, que estarão acompanhadas de outros cinco lotes dos convidados, além de apresentar uma genética oriunda de raras linhagens de histórico reprodutivo comprovado e ainda inseminadas de touros importados do banco genético da propriedade - o mais completo no mundo - seguem acompanhadas de um certificado especial de avaliação de carcaça, ratificando os potenciais gênicos do Senepol para a produção de carne de qualidade.

“Esta será uma oportunidade única para adquirir animais selecionados há mais de 15 anos”, afirma o promotor Ricardo Arantes, sócio-diretor da Senepol Nova Vida. João Arantes Neto, irmão de Ricardo, também à frente dos negócios do criatório, lembra a importância dessa prova de ultrassonografia de carcaça para o Brasil. Especialmente pelo fato da raça Senepol aumentar com velocidade frenética sua participação na pecuária nacional e oferecer doadoras capazes de transmitir qualidade de acabamento e marmoreio de carne, uma novidade no taurino adaptado.

Avaliação de carcaça - As 35 doadoras POI em oferta no 2º Leilão Senepol Nova Vida & Convidados são a nata do Programa BIA Matrizes, conduzido pela Designer Genes Technologies Brasil, filial brasileira da empresa que ajudou os Estados Unidos a firmarem seus programas de carne Premium, reconhecidos em todo o globo. O BIA Matrizes analisa a aptidão genética para musculosidade (AOL), precocidade de acabamento (EGS) e marmoreio (MAR).

AOL - Sigla para Área de Olho de Lombo, a região do contrafilé, a AOL indica o grau de musculosidade do animal e o potencial para produção de cortes cárneos de excelência na indústria frigorífica, além de ajudar a estimar o rendimento de carcaça, fator econômico determinante ao pecuarista. Valores acima de 75 cm2 são desejáveis.

EGS - A Espessura de Gordura Subcutânea demonstra o potencial genético do indivíduo para precocidade de acabamento, importante para diminuir a idade reprodutiva nas fêmeas e garantir qualidade de carcaça nos machos. No Brasil, exige-se um mínimo de 3 mm, mas valores entre 4 mm e 6 mm são desejáveis. Sem o mínimo de EGS, a maciez da carne pode ser comprometida em até cinco vezes.

MAR - Marmoreio é aquela gordura entremeada que ao ser exposta ao calor derrete e propicia uma experiência única de sabor na carne, condição básica para atender os grandes importadores e nichos de mercado especiais, como churrascarias e restaurantes. Raças mundialmente reconhecidas por seu marmoreio apresentam indicadores de 3,5%. O Nelore, que mostra carência nesse atributo, tem apenas 1,5%.

Doadoras Senepol Nova Vida - Com base no relatório apresentado pela Dra. Liliane Suguisawa, as médias apresentadas pelas doadoras impresionaram, especialmente no quesito marmoreio, no qual, até então, o Senepol não figurava como detentor de tal característica. A média das vacas atingiu 102,7 cm2, 9,92 mm e 4,45%, respectivamente, nas três características avaliadas. Novilhas PO também testadas apresentaram 67,9 cm2, 4,17 mm e 3,04%.“Esse trabalho é o começo de um novo horizonte que se abrirá para a raça Senepol no Brasil e no mundo”, concluem os irmãos Arantes.

Resumo sobre a raça – Os primeiros animais Senepol chegaram no Brasil, há quinze anos, pelas mãos do saudoso pecuarista João Arantes Júnior, fundador da Senepol Nova Vida, em Ariquemes (RO). Em apenas um ano e meio, ele conseguir produzir 2.000 bezerros da genética adquirida nos Estados Unidos (animais vivos), não medindo esforços para democratizá-la com outros pecuaristas.
Ao contrário das demais raças taurinas, o Senepol é eficiente na monta natural, cobre bem a vacada a campo, e é perfeitamente adaptado ao clima tropical. Quando cruzado com o zebuíno, calcula-se um incremento na produtividade em torno de 30%. Sua carne é diferenciada, caracterizada pela maciez, condição básicas para atender mercados exigentes.

Em apenas uma década e meia, este taurino adaptado saldou de 72 animais no ano 2.000 para quase 40.000 em 2015. Segundo a ABCB Senepol, Minas Gerais detém o maior rebanho de Senepol do Brasil, com quase 11.000 cabeças registradas, acompanhado de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo e Goiás, respectivamente.

Convenção anual – O 2º Leilão Elite Senepol Nova Vida & Convidados é parte da programação da Convenção Nacional ABCB Senepol 15 anos, que ocorre de 28 de agosto a 7 de setembro, integrada à Camaru’ 2015, em Uberlândia. (MG). A promoção é da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), e o cronograma conta com palestras, jantar de confraternização, assembleia, dia de campo, o leilão da Nova Vida e também um shopping de touros, matrizes e bezerros Senepol PO.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet