Notícias / Saúde

26/04/17 às 16:11 / Atualizada: 26/04/17 às 17:51

5 pequenas mudanças no cotidiano que podem diminuir as dores na coluna

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
5 pequenas mudanças no cotidiano que podem diminuir as dores na coluna

Foto: Divulgação

De acordo com estudos, 80% da população mundial pode desenvolver problemas na região lombar da coluna em alguma fase da vida. Mudanças pequenas podem ser responsáveis por aliviar esse problema. A dor lombar não é considerada uma doença pelos médicos, mas sim um sintoma, que é dividido em três categorias: aguda, subaguda e crônica.

Mantenha-se ativo

Algumas pessoas que sofrem com dores na coluna deixam as atividades cotidianas de lado, pois acham que assim terão menos dores na região. Para médicos e especialistas, essa atitude é equivocada, pois a pessoa vai continuar tendo dores ao ficar muito tempo parada. Na verdade, pode haver até certo agravamento do problema. Então, é necessário prosseguir com atividades domésticas, trabalhar e, ainda, manter o lazer com a prática de exercícios que não sejam prejudiciais à coluna.

Postura adequada

A atenção à postura, principalmente no ambiente de trabalho, é primordial para a diminuição da dor lombar. Então, sente-se bem para trás na cadeira, mantendo pés e costas apoiados. Já quando não estiver sentado, nunca se deve curvar a coluna para frente de forma rápida demais.

De acordo com estudos, a pessoa sofre menos impacto na coluna vertebral quando a cadeira fica inclinada a 135º, já que assim ocorre uma menor compressão dos discos, diminuindo de forma considerável o estresse dos ligamentos da coluna. É possível ainda trabalhar com a cadeira inclinada a 70º quando a coluna fica relaxada ou então a 90º mantendo as costas eretas.

Não fique deitado o dia todo

Muitas pessoas que têm dores na região lombar acham que ficando deitadas o dia todo na cama terão seus problemas resolvidos. Porém, essa atitude tende a aumentar as dores na região, podendo, em alguns casos, se tornar crônica.

Movimente-se

O medo de se movimentar é muito grande entre as pessoas que tem dores na coluna, principalmente as mais idosas. Neste caso, a dor pode aumentar, inclusive, já que a pessoa se mantém durante horas em uma única posição sem movimentar as pernas. Os especialistas pedem que as pessoas se movimentem sempre que possível.

Essa dica é válida para quem trabalha sentado em um escritório por muitas horas. O ideal é levantar, pelo menos, a cada meia hora e dar uma volta para esticar as pernas e movimentar a coluna vertebral. A cadeira na qual se senta também é fator importante para prevenir e melhorar dores na coluna.   É importante que a cadeira tenha um bom acolchoamento e esteja adequada ao peso e à altura de quem a utiliza.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet